Moving time  11 hours 20 minutes

Uploaded November 18, 2018

Recorded November 2018

7.4

near Riacho Fundo, Minas Gerais (Brazil)

Travessia Lapinha-Tabuleiro ida e volta - indo de carro até Lapinha da Serra

Igreja

Igreja que marca o início da nossa trilha em Lapinha da Serra.

Ponte sobre o rio

Bem no início da trilha, cruzamos uma ponte para chegar à planície do lago.

Entrada da trilha paga

Entrada para a trilha que passa por propriedade privada - preço 25 reais. Optamos ir pelo outro caminho que é grátis.

Início da trilha

Início da trilha grátis. Um caminho entre árvores, que passa por três porteiras.

Bifurcação

Após a terceira porteira, seguimos à esquerda para andar próximo a montanha.

Seguindo próximo a montanha o terreno fica cheio de pedras.

Trilha que leva à borda da montanha.

Início da subida.

Mais subida.

Capelinha de uma-pessoa-só

Mais a frente chegamos a essa capelinha. Logo a frente, deve-se pegar o caminho da esquerda, em pior estado em vez do da direita em melhor estado. E seguir subindo no sentido contrário que estava vindo.

Já com chuva, nesse trecho optamos por seguir à esquerda mais a frente, subindo por um caminho mais difícil.

Caminho difícil, subindo a encosta.

Já do outro lado da montanha, encontramos um vale, onde paramos para descansar.

A trilha segue pelo vale em direção a um pequeno morro.

Passamos ao lado do curral de pedras para seguir pelo vale.

Subimos o morro para dar sequência à trilha.

Porteira

Encontra-se uma porteira logo depois de sair do primeiro vale.

Trilha pelo pasto

Seguimos por um pasto com alguns bois.

Segue-se por esse relevo e encontra-se uma casa abandonada com um curral.

Porteira

Passamos por essa porteira, indicando a distância restante até os próximos acampamentos.

Trilha pela mata

Entre as vegetações que cruzamos, tem uma mata com um pequeno riacho para atravessar.

Prainha

Em um dado momento, chega-se à prainha. Aqui você pode curtir um pouco a água e descansar. Alguns locais podem não gostar que você tome banho aqui. Deve-se cruzar o rio mais a frente para dar continuidade.

Campo aberto

Seguimos por um campo aberto em direção ao primeiro camping.

Primeiro camping à vista

Conseguimos avistar o camping da Dona Ana Benta.

Camping dona Ana Benta

Estrada de terra

Saindo da Dona Ana Benta, segue-se por uma estrada 4x4 até o ponto de apoio do IEF (Instituto Estadual de Florestas).

Morro de pedras

Subimos outro morro de pedras após o fim da estrada, em direção à casa da Dona Maria e Seu Zé.

Casa seu Zé

Chegamos ao final de nosso primeiro dia, no Camping do seu Zé e dona Maria.

Início da trilha para Tabuleiro de cima

Topo do morro

Trilha

Seguimos pela trilha no topo do morro até a descida.

Bom ponto de fotos

Início da descida

Bifurcação Mirante a esquerda, poços a direita

Aqui encontramos uma placa em que temos uma bifurcação. A trilha da esquerda leva ao mirante que vê a queda de perfil (a vista da trilha). À direita, segue-se para os poços de tomar banho e podemos seguir no leito do rio até perto da queda (apenas se estiver com pouco volume da água, nem tente passar dos poços se estiver chovendo).

Primeiro poço

Rio

Como o rio estava muito cheio, ficamos limitados a aproveitar apenas os primeiros poços, não conseguindo ir até a queda.

Ponto final

Aqui foi o mais longe que conseguimos chegar no leito do rio.

Vista do mirante

Indescritível.

Final da trilha

Fim da trilha, na mesma igreja do início.

• Photo of rumoamontanha

rumoamontanha May 2, 2019

O cenário da trilha é maravilhoso porém, o início é difícil pela falta de marcação sinalização e principalmente pela atenção a ser vencida, depois que chega na Prainha Tudo fica melhor mais fácil e muito mais prazeroso. O primeiro ponto de descanso seria Ana Benta, mas preferimos seguir adiante e pernoitar no Seli, na sede do sítio do senhor Chico Lages. A noite foi muito agradável com um Bom papo sentados em volta do fogão a lenha, depois de um jantar dos Deuses deito de pelo Ronaldo.

• caiocamaral Jun 3, 2019

Boa tarde
    Vamos ficar na casa do seu Chico niquinho, seria o mesmo lugar que você ficou? Estamos conversando com o filho dele, o celso