Moving time  3 hours 18 minutes

Recorded July 2019

1.7
3.4

near Grajaú, Rio de Janeiro (Brazil)

Umas das travessias mais difíceis dentro do Parque Nacional da Tijuca, rasgando-o de leste a oeste. Como interliga trilhas pouco frequentadas, há muitos pontos em que a vegetação entrelaçada e cheia de espinhos bloqueia a passagem, sendo necessário o uso do facão para vencê-los.

O único trecho sinalizado pela marcação da Transcarioca é o compreendido entre a descida do Morro do Elefante e a praça dos Ciganos. No mais, orientação muito confusa, causando hesitação a cada 100 metros de avanço.

Mas cada superação foi compensada pelo visual absurdo proporcionado pelos mirantes dessa travessia.

Na subida no Morro do Escragnolle, a orientação tá mais confusa do que o habitual, já que um incêndio recente consumiu a vegetação e com ela a trilha. Tive que subir pelo dorso do morro até procurar pela continuidade da trilha na área de mata.

Um pouco antes da Lagoa Azul, cometi um erro e saí da trilha correta adentrando um bananal. Tive que varar um pouco de mato para sair na trilha principal e retornar um pouco até a cachoeira.

No final, pausei sem querer a gravação, criando uma reta ligando a ponte ao final da travessia.

Direita

• Photo of Luciano Assunção

Luciano Assunção Oct 18, 2019

Excelente registro... Parabéns!!
    vou salvar e programar essa travessia em breve...

• Photo of dsilva.rocha

dsilva.rocha Oct 20, 2019

Valeu camarada!
    É uma travessia que quase ninguém faz e traz um gostinho especial de realização.
    Vale muito apena! Mas procure fazê-la no outono ou inverno quando o calor não é tão forte e o capim está mais baixo.

• Photo of Luciano Assunção

Luciano Assunção Oct 20, 2019

Boa... agradeço pela dica.