Moving time  one hour 50 minutes

Recorded October 2018

1.3
2.6

near Maranduba, São Paulo (Brazil)

Travessia realizada no feriado dia 12/10/2018, com o grupo do meu amigo Diego, o Trilhas e Areias.
Muito legal e muito bonita. Quando fui o tempo não estava muito legal, mas mesmo assim da para curtir o lugar. As praias de Ubatuba são lindas, mesmo com o tempo fechado.
Ubatuba é famosa pelas chuvas, "Ubachuva". Então se chover quando você for, não desanime. Apenas curta.

Trilha considerada de fácil para moderado. Isso pela distância percorrida. Mas é bem definida, e sem possibilidades de se perder. Só há uma bifurcação que te leva até o pontão da praia de Fortaleza. De resto, só caminhar. Sem dificuldade técnica nenhuma.

Travessia feita no sentido contrário, já que a casa que alugamos ficava mais próximo a Praia de Fortaleza.
Mais perto da praia de Lagoinha, é muito mais estruturada. Mais urbana. Já pra Fortaleza é mais "Roots".

==x==

Usei como referencia o trekking:

Neste, ele vai até o pontão. Não quis ir. Tempo não estava legal. Quando eu voltar lá, pretendo ir no pontão e conhecer as outras praias da qual só passei de carro.

Não deixe lixo. Vamos conservar o que é nosso.
Boa travessia.

Mais informações e fotos:

Shelter

Casa onde ficamos hospedados

Passa um ônibus municipal em frente a essa rua

Praia de Fortaleza

Continuação da trilha

Intersection

Esquerda é para o Pontão, Direita continua a travessia

Ruins

Casa abandonada

Mooring point

Corda pra ajudar (nem precisa)

Refuge

Casa de moradores

Praia do Cedro

Provisioning

Lugar para comer um pastel e beber uma cerveja. Bica com água também.

Aqui é possível pegar um barco com o dono do quiosque, em caso de desistência.
Door

Acesso a praia do deserto

Praia do Deserto

Praia do Perez

Praia do Oeste

Praia de Lagoinha

Aqui tem opções de transporte que pode te levar até próximo ao local inicial da travessia.

RodrigoVen Sep 17, 2019

Boa noite, estou querendo deixar meu carro na Praia da Lagoinha e começar por onde vc começou. Oq vc recomenda eu fazer pra chegar até onde vc se hospedou ?

mar_celoferreira Sep 17, 2019

Olá RodrigoVen. Olha, da para você fazer saindo de lagoinda, fazer a travessia toda indo até a praia de fortaleza e depois voltar tudo. Foi o que eu fiz. Só que o caminho inverso. Sai de fortaleza e fui até lagoinha, depois voltei tudo. Vai ficar cansativo e um pouco corrido, mas da para fazer.
    Para curtir legal, você pode sair de lagoinha, acampar no meio da travessia perto da praia do cedro. No dia seguinte ir até fortaleza e ai sim depois voltar tudo para chegar no carro. Acho que é o que eu faria, assim não gastaria muito e ainda curtiria bem o lugar. só tem que ter uma barraca.

RodrigoVen Sep 17, 2019

Maneiro, tava pensando aqui e acho q vou deixar o carro em Praia Lagoinha e viajar de barco até Praia Fortaleza e acampar no Cedro, mas lá é só camp selvagem né, não achei propriedade no meio da travessia. Sabe dizer se é fácil arrumar barco pra outra ponta ?

mar_celoferreira Sep 17, 2019

é fácil sim arranjar um barco. É um camping selvagem, mas quando fui, tinha bastante gente acampando por ali. Tem fonte de água limpa. Da para ficar de boas.

Vlw, obrigado 💪🏻

mar_celoferreira Sep 17, 2019

De nada. Um abraço e bons ventos para ti.

• Photo of Rodrigo Fernandes Gonzalez

Rodrigo Fernandes Gonzalez Jun 12, 2020

Trilha muito fácil, tranquila e bem sinalizada. O costão da Fortaleza e as praias são lindas.

mar_celoferreira Jun 14, 2020

Obrigado pelo comentário Rodrigo. Trilha bem tranquila ne? Espero que tenha curtido. Um abraço e boas aventuras.