Download

Distance

81.4 mi

Elevation gain

1,198 ft

Technical difficulty

Moderate

Elevation loss

1,198 ft

Max elevation

204 ft

Trailrank

71

Min elevation

-5 ft

Trail type

One Way

Time

one day 18 hours 17 minutes

Coordinates

7464

Uploaded

July 7, 2020

Recorded

July 2020
Be the first to clap
16 comments
Share
-
-
204 ft
-5 ft
81.4 mi

Viewed 687 times, downloaded 29 times

near Ariri, São Paulo (Brazil)

Dificuldade Física: FÁCIL
Dificuldade Técnica: MÉDIA (devido aos trechos alagados)
Dificuldade de Orientação: FÁCIL

A travessia começa na Ilha do Cardoso, situada no extremo sul do litoral paulista, passando pelas ilhas de Superagui, Peças e terminando com a volta na Ilha do Mel, todas já situadas no litoral paranaense.
Em 95% de sua extensão, a travessia é feita caminhando sobre areia de praia batida, com pouca dificuldade técnica e sem subidas, com exceção das Ilhas do Cardoso e do Mel, que possui alguns morros separando as praias, mas nada muito íngreme ou de grande extensão. O sol é o maior obstáculo dessa travessia, já que são quase inexistentes os pontos de sombra, enquanto caminha-se pelas orlas das praias.
Os trechos de água que separam as ilhas, foram feitos de barco.
É uma travessia que obrigatóriamente deve ser feita analisando as marés, pois em alguns trechos, principalmente na Ilha do Mel, só se consegue dar continuidade à caminhada se a maré estiver baixa. Leve junto uma tábua de marés.

Trecho ILHA DO CARDOSO:
Um barco nos levou da cidade litorânea de Cananéia - SP, até a praia do Cambriú na Ilha do Cardoso, onde iniciamos a caminhada. A caminhada que antes podia ser feita direto até o Pontal Leste, no final da Ilha do Cardoso, sofreu alterações após a Ilha ser dividida em duas pelo movimento das marés em 2018. Agora, caminha-se até a Vila Nova Enseada das Baleias e de lá pegue um barco até a continuação da ilha que agora está dividida. A partir desse ponto, caminhe pela praia até o fim da ilha e atravesse para a Ilha de Superagui caminhando com água nas canelas, não sendo necessário barco como era antes da divisão.

Trecho ILHA DE SUPERAGUI:
Do outro lado do rio, já no Paraná, está a Ilha de Superagui com seus 30 km de orla de praia ininterruptas.Trecho extremamente cansativo se feito em sol forte devido à ausência de árvores com sombra.

Trecho ILHA DAS PEÇAS:
São 11 km de orla de praia, caminhando em meio a troncos de árvores que morreram devido ao avanço do mar e areia. Há um trecho impossível de passar caminhando em maré alta, devido ao encontro de um rio com o mar, mas se observar no barranco do lado direito, verá que existe uma trilha que corta esse trecho inundado e caminha-se na mata por cerca de 100 metros antes de voltar a pisar na areia. Como passamos com a maré baixa, não foi necessário caminhar pela mata.

Trecho ILHA DO MEL:
O barco que saiu da Vila das Peças nos deixou no Forte da Ilha do Mel, e ali começamos a volta na ilha que foi finalizada no mesmo local e também completamos a travessia que foi feita em 6 dias de caminhada.
Na Ilha do Mel existem 2 trechos em que caminha-se aproximadamente 2 km com a água do mar pela cintura (ver mapa). Em ambos os trechos, a caminhada deve ser feita em maré baixa e com atenção dobrada para o primeiro trecho em que devemos andar um pouco afastado da margem esquerda, devido à presença de jacarés que não avançam para o mar.

OBS: Essa travessia foi feita em 2020, dois anos após fazermos o mesmo percurso em 2018. Devo alertar que que a Ilha do Cardoso foi dividida em duas ilhas, devido a ação das marés...Sendo assim, agora não é mais possível caminhar direto da Vila de Marujá até o Pontal Leste, no fim da ilha. Com a divisão da ilha, agora é necessário pegar um barco na Vila "Nova Enseada das Baleias" que te leva para o começo da ilha que ficou isolada, não sendo mais necessário um outro barco para atravessar para a ilha de Superagui, já que essa divisão gerou um enorme banco de areia no rio que divide os estados de SP e PR, possíbilitando a travessia caminhando com a água nas canelas, o que era impensável em 2018 quando passamos ali pela primeira vez.
Link da travessia de 2018: https://www.wikiloc.com/hiking-trails/travessia-das-4-ilhas-2018-ilha-do-cardoso-sp-ilha-de-superagui-pr-ilha-das-pecas-pr-e-ilha-do-mel-22418611
Panorama

.Mirante

Waypoint

.Parada de Jorge.

Waypoint

.Água..

Mooring point

Barco p/ Ilha das Peças

Waypoint

Barco p/ Ilha do Mel

Waypoint

Barco saída da Ilha do Mel (FIM DA AVENTURA)

Camping

Camping Luiz

Camping

Camping Pacheco

Camping Pacheco Guaraqueçaba, Pr, BRA
Camping

Camping Pastel

Camping

Camping Sátiro Martins

Camping

camping vila encantadas

Camping

camping vila nova brasilia

Waypoint

Cemitério

Monument

Farol das Conchas

Waypoint

Fim da travessia (Forte)

Monument

Fim da volta na Ilha do Mel e MISSÃO COMPLETA!!!!!!!

Waypoint

Fim do trecho onde a ilha foi dividida

Risk

Fim trecho alagado

Waypoint

Fim trecho por barco / reinício por terra

Waypoint

Fortaleza (Ilha do Mel)

Monument

Forte de Nossa Senhora Dos Prazeres

Forte de Nossa Senhora Dos Prazeres Paranaguá, Pr, BRA
Cave

Gruta das Encantadas

Waypoint

Ilha das Peças

Waypoint

Início caminho p/ Torre da Mata

Waypoint

Início do trecho onde a ilha foi dividida

Risk

Início trecho alagado (3 horas esperando a maré descer na Praia do Belo)

Risk

Início Trecho Alagado (parada de 3 horas esperando a maré descer)

Waypoint

Istmo

Beach

Mar de Fora

Monument

Mirante Alto da Fortaleza

Panorama

Mirante.

Panorama

Mirante..

Fauna

Ninhal de Guarás

Waypoint

Não é necessário barco (banco de areia)

Waypoint

Parada de Jorge

Waypoint

Parada de Jorge.

Waypoint

Parada de Jorge..

Fountain

Bica d'água e Parada de Jorge...

Waypoint

Pontal

Beach

praia Cambriú

Beach

Praia do Fole

Beach

Praia Fole Pequeno

Beach

Praia da Lage

Risk

Trecho alagado

Beach

Prainha das Conchas

Monument

Torre da Mata

Waypoint

Vila das Peças

Waypoint

Vila de Superagui

Mooring point

Vila Enseada das baleias (barco até onde a ilha continua após a divisão)

Waypoint

Vila Ponta Oeste.

16 comments

  • Cesar de Oliveira Cavalcanti Jul 10, 2020

    Que show piá! Final do ano passado, eu e um amigo fizemos essa travessia (com algumas adaptações) intercalando corrida com caminhada, e uma das referências de pesquisa que eu utilizei foi a tua travessia de 2018. Cardoso realmente era o trecho que a gente tava mais com dúvida, por muita falta de informação e não sabíamos ao certo como e onde iríamos atravessar a parte de divisão da ilha. Mas, deu boa! Agora que já sei um pouco melhor dos esquemas, da pra voltar e se programar bem melhor. Muito massa esse rolê! Parabéns!!!

  • Photo of ARON FORCELLI

    ARON FORCELLI Jul 11, 2020

    Fala Cesar! Po que interessante fazer intercalando corrida com caminhada... Vi algumas pessoas de bike, mas correndo não. Pois é, nessa de 2020 o trecho onde a ilha se dividiu foi inédito pra nós também, já que em 2018 ainda era uma ilha só...Rolezão né! Talvez a região litorânea mais isolada e selvagem do Brasil...Abraço.

  • Photo of Alex Pavanelo

    Alex Pavanelo Jul 31, 2020

    Caramba que pernada top piá. Queria mais infos...tem insta ou whats?

  • Photo of ARON FORCELLI

    ARON FORCELLI Jul 31, 2020

    Fala Alex blz? Tenho whats, mas se preferir pode perguntar por aqui msm...

  • Photo of Alex Pavanelo

    Alex Pavanelo Nov 9, 2020

    Blz Aron! Quanto a parte da ilha do mel, Sabe me dizer se é possível a pernada nos meses de nov / dez? Quanto a marés e butucas? Ainda na ilha do mel, quase todo o trajeto é pela.praia mesmo? Em caso de alta da maré é possível seguir pela mata?

  • Photo of ARON FORCELLI

    ARON FORCELLI Nov 9, 2020

    Blz Alex! É possível sim fazer em nov/dez mas realmente novembro é o mes das mutucas que mesmo em outros meses atrapalham demais em alguns trechos...Na Ilha do Mel, a parte onde está a maior concentração de turistas e onde está situada as Vilas do Farol e Encantadas, além do trecho alagado, a caminhada é feita nas praias e trilhas dos morros que separam as praias. Na parte maior da ilha, onde está situada a Fortaleza e a Vila da Ponta Oeste, a caminhada é toda feita pela areia da praia, com excessão da parte alagada.
    Quanto às marés, nos 2 trechos alagados não existe trilha por dentro da mata em caso de maré alta. É necessário estudar como funciona o movimento das marés que resumidamente em 2 horários do dia estará em maior nível e em outros 2 horários estará em seu menor. Você terá que saber quais são os horários de menor nível e passar pelos trechos alagados nesses horários. Na lua nova e cheia as marés também estarão bem mais altas. O correto é fazer nas luas quarto crescente ou quarto minguante.

  • Photo of Alex Pavanelo

    Alex Pavanelo Nov 11, 2020

    Aron, show de bolaa, vlw as informações. Pretendo fazer esse trajeto da ilha do mel primeiramente pra conhecer. Inspiradora sua travessia!

  • Photo of Alex Pavanelo

    Alex Pavanelo Nov 11, 2020

    O trecho que vc mencionou dos jacarés! Ele está onde? Pretendo seguir sentido Fortaleza saindo de Encantadas de lá da fortaleza seguir contornando a ilha. Os jacarés ficam próximos a fortaleza?

  • Photo of ARON FORCELLI

    ARON FORCELLI Nov 11, 2020

    Segundo relatos de moradores locais, existem jacarés em vários pontos da ilha onde pode se encontrar água doce parada. Você só terá que se preocupar com o trecho alagado próximo à Vila de Ponta Oeste (um dos trechos alagados). Um maior cuidado deve ser em dias de chuva onde a água do mar misturada com a do mangue e da chuva, fica menos salinizada, aumentando a possibilidade deles ficarem mais próximos da margem, bem perto dos nossos pés enquanto caminhamos dentro d'agua.

  • Photo of Alex Pavanelo

    Alex Pavanelo Nov 11, 2020

    Hmmm boaaa

  • Photo of danielkrike

    danielkrike Dec 7, 2020

    Olá . É possível fazer de Montain bike todo esse trecho ?

  • Photo of ARON FORCELLI

    ARON FORCELLI Dec 9, 2020

    Blz Daniel! Nas Ilhas do Cardoso, Superagui e Peças, facilmente você conseguirá fazer de bike. São praias gigantes de areia bem compacta o que facilita a caminhada e também a pedalada. Na Ilha do Mel além de haver alguns morros que separam as praias, existe também o obstáculo dos trechos inundados...Não acho impossível, mas eu só faria em uma maré EXTREMAMENTE baixa e ainda sim com bastante dificuldade...

  • Photo of Juninho Toriba

    Juninho Toriba Jan 6, 2021

    Boa tarde, adorei o roteiro, se eu fizer ao contrário , vindo da Ilha do mel para Cardoso eu consigo barco nós mesmos pontos?

  • Photo of ARON FORCELLI

    ARON FORCELLI Jan 6, 2021

    Boa tarde Juninho. Da Ilha do Mel p/ Peças vc consegue barco. Na ilha das Peças p/ Superagui acredito que não, pois o local onde se atravessa é praia deserta e sem vila...De Superagui p/ Cardoso, atualmente pode se passar caminhando e da primeira ilha do Cardoso até a segunda (onde foi dividido), vc consegue barco só na Vila de Pontal Leste, direto para Vila Nova Enseada das Baleias, o que impossibilita fazer a primeira ilha caminhando pois no fim dela não há como conseguir barco para a segunda ilha (Vila Nova Enseada das Baleias)

  • Silvio Duarte 2 May 22, 2021

    Dicas muito elucidativas. Obrigado.

  • Photo of Th!ago

    Th!ago Jul 12, 2021

    Aron, quanta informação importante é bacana! Muito obrigado por compartilhar! 🙏🏻

You can or this trail