Moving time  6 hours 41 minutes

Recorded August 2020

4.2
8.3

near Extrema, Minas Gerais (Brazil)

A extensão real dessa trilha gravando com um relógio Garmin Forerunner610 foi de 23,1 km, o celular é menos preciso e aumentou a extensão da trilha para 26,85 km.
Começamos a caminhar às 6:30h, decidimos fazer o percurso todo caminhando. Para não caminhar no acostamento da BR optamos por ruas e estradas rurais de Extrema, isso aumenta o sobe e desce e diminui a distância, caminhamos 8 km até chegar ao início da trilha, uma cerca de arame com uma placa proibindo a entrada, não tem muita opção tem que pular a cerca. Lembre-se que você entrará numa propriedade particular sem autorização.
Depois de 12 km, 810 m de desnível e 4:30 horas de caminhada chegamos no Pico do Lopo, foi lá que vi que a sola da bota Timberland tinha descolado quase totalmente, estava presa só no calcanhar, deixei para me preocupar com isso só depois do lanche de trilha, marmitinha de macarrão e lasanha de berinjela, comida dos Deuses num local maravilhoso como esse.
Com a barriga cheia analisei bem a bota, voltar descalço não era opção, surgiu a ideia de amarrar a sola e lembrei da corda que tinha levado na mochila. Fiz uma amarração nas duas botas para segurar a sola e continuamos a travessia. Com esse imprevisto não fomos nos pontos de interesse que estavam programados, Pedra 5 Dedos e Pedra do Sapo.
Terminamos a caminhada as 16:30 h, aliviado pela corda ter resistido às pirambeiras e às pedras do caminho e a sola da bota ainda estar no lugar. E por falar em pirambeira a descida da pedra do Sapo é bem íngreme, desce 390 metros em 1,5 km de trilha, em época de chuva deve ficar bem escorregadia.
A Serra do Lopo é muito bonita, o visual lá de cima vale a pena.
O nível de dificuldade técnica da trilha é Moderada. Porém é fundamental ter um bom preparo físico para fazer esse tipo de travessia, não só pela distância, mas pelo desnível.

Casa abandonada

Trilha a esquerda

A trilha à direita também serve, existe uma passagem na cerca mais à frente.

Pedra

Represa ao fundo

Pico do Lopo visto da Pedra das Flores

Lajeado Mirante Extrema

Ponto de água quase seco

Pedra dos cabritos

Para pedra do Sapo

Água

Figueira

Fim da trilha, fim da bota