Moving time  7 hours 18 minutes

Time  9 hours 8 minutes

Coordinates 4703

Uploaded May 27, 2020

Recorded May 2020

-
-
1,637 ft
-2 ft
0
3.9
7.8
15.54 mi

Viewed 75 times, downloaded 1 times

near Palhocinha, Santa Catarina (Brazil)

Travessia Cordilheira do Siriú, partindo da Pedra Branca (Garopaba)

A travessia da Cordilheira do Siriú ou Maciço do Siriú ou Serra de Paulo Lopes, como queira chamar, corresponde atravessar a cadeia de montanhas dessa região.

* Notoriamente sabe-se que não há Cordilheiras no Brasil, uma vez que essa formação é resultado, geralmente, do encontro entre duas placas tectônicas. Também não podemos chamar de Serra pois essa representa um conjunto de montanhas e terrenos acidentados com fortes desníveis e muitos picos semelhante a uma serra (ferramenta). Portanto, geologicamente falando, o mais adequado seria chamar de Maciço ou simplesmente Morro por se tratar de um acidente geográfico formado através de pequenas elevações de terreno com declive suave.

Com altitude média de 400m, sendo o ponto mais alto o Morro de Dentro com 516m, é um caminho que permite mostrar ao aventureiro uma vista dessa região por um ângulo diferente.

A travessia começa pela trilha que leva à Pedra Branca de Garopaba. Com pouco mais de 3km e aproximadamente 250m de altitude a trilha não exige muito e já oferece uma vista espetacular. Caso não seja do interesse realizar a trilha da Pedra Branca, é só seguir pela estrada como mostra a tracklog.

O caminho da Travessia é bem demarcado. Aparentemente alguns trechos são usados por praticantes de motocross e cavalgadas, o que dá uma ideia do quão aberto é, sendo a maior preocupação as diversas conexões com outras trilhas e caminhos para terrenos e pastos. Contudo, seguindo essa tracklog, não tem como errar.

A distância total também vai depender de onde se quer começar e terminar. Eu, por exemplo, optei por caminhar até a praia do Siriú e depois voltar para Garopaba.

Classifico a trilha como Moderada. Apesar de bem demarcada e com subidas e descidas suaves, caminhar 25km no mesmo dia nunca será fácil.
Waypoint

Início da Trilha

Waypoint

Corrego/ponto de captação de água

panorama

Mirante Pedra Branca

Waterfall

Cachoeira

Waypoint

Fim da estrada início da trilha

Até esse ponto o caminho é bem aberto, sendo possível chegar de carro 4x4 ou moto
Photo

Primeiro Rancho

Photo

Segundo Rancho e Eucalipto Gigante

Waypoint

Porteira

Intersection

Interseção

Nesse ponto há 3 caminhos. À direita te levará de volta para SC-403 (via principal de Garopaba) Seguindo reto te levará à Lagoa de Macacu À esquerda segue pela Cordilheira
Photo

Lagoa de Macacu e Praia do Siriú

Tree

Guarapuvu

Guarapuvu - árvore simbolo de Santa Catarina
Intersection

Interseção a Direita

Essa interseção conecta com outras trilhas. Para continuar pela Cordilheira, siga pela Direita
Photo

Ponto máximo da Cordilheira: Altitude 500m

Ponto mais alto da Cordilheira que tem uma altitude média de 400m
Tree

Velha Figueira

Figueira com aproximadamente 6m de diâmetro e 25m de altura
panorama

Serra

Tree

Gigante Figueira

Gigante Figueira com aproximadamente 9m de diâmetro e 30m de altura
Photo

Praia do Siriú

Linda panorâmica da praia do Siriú e lagoa de Macacu. É possível ver também as praias de Garopaba, Vigia, Silveira, além de parte da Lagoa Encantada.
Photo

Outro Mirante

panorama

Serra do Cambirela

Além das belas vistas das praias, olha para oeste é possível ver a Serra do Cambirela, ponto mais alto da Grande Florianópolis chegando no patamar dos 1300m de altitude
panorama

Panorama

Desse ponto é possível descer para a Lagoa de Macacu por diversos caminhos entre os terrenos, mas desse ponto há uma trilha bem definida.
Intersection

Interseção

Pegando à Direita o caminho te levará para um ponto com vista privilegiada das praias do Siriú e Garopaba além de dar a opção para descer sentido lagoa de Macacu. Seguindo reto continuará pela travessia.
Photo

Trilha

Photo

Lagoa de Macacu

Photo

Praia do Siriú

Photo

Garopaba

Photo

Por do sol Garopaba

Comments

    You can or this trail