Moving time  4 hours 55 minutes

Recorded January 2019

3.0
6.1

near Extrema, Minas Gerais (Brazil)

Travessia Completa da Serra do Lopo em 1 dia. 10h de caminhada e 19,5km percorridos! Puxada mas compensadora!

Esta travessia basicamente une 3 trilhas: Trilha Pinheirinho + Trilha do Pico do Lopo + Trilha da Vargem.

Saída da cidade de Extrema, pegando a trilha até a Pedra Sapo (parte mais puxada). Dali partindo até as Torres da Embratel via Trilha do Pinheirinho, seguindo pela estrada até a Pista de Asa Delta.

A partir daí segue-se a convencional trilha do Pico do Lopo, passando por Pedra do Altar, Pedra do Cinco Dedos, Pedra dos Cabritos, Pedra das Flores e enfim a Pedra do Cume.

Na volta pegamos uma via alternativa de descida (trilha da vargem - deixei uma foto pra ajudar), a qual é bem mais fechada que a trilha comum e termina em uma propriedade particular (cuidado com os cachorros - tivemos que correr kkkkkkkkkkk). Após sair da propriedade segue reto pelo bairro até a Fernão Dias (aproveite e coma um pastel gigante no posto Faisão :P)

Pedra do Sapo

Ponto Água (pegue a direita)

20 metros antes deste ponto de água tem uma trilha que segue pela direita, pegue ela, é a trilha do pinheirinho que vai levar até as torres da embratel.

Torres da Embratel

Rampa de Asa Delta

Pedra dos Cabritos

Pedra as Flores

Bifurcação para Trilha da Vargem

Quando voltar da Pedra do Cume, pegue esta trilha de descida. É uma trilha mais fechada mas bem identificável. Há pontos de água pelo caminho de descida.