-
-
7,853 ft
3,849 ft
0
7.3
15
29.36 mi
Viewed 1330 times, downloaded 145 times
near Vargem do Laje, Minas Gerais (Brazil)
Travessia realizada em 3 dias, de 07 a 09 de setembro de 2018, com os Caveiras da Montanha e com os Vaca Trekking, na serra do papagaio.
Travessia feita normalmente em 4 dias, para poder curtir bem o local. Dada a restrição do tempo, resolvemos fazer em 3 dias.
1º dia - Saindo de Baependi, ataque ao pico do chapéu, e acampando no Rancho Salvador.
2º dia - Rancho Salvador, curtindo um pouco a cachoeira do juju e a do charco, santo daime e acampando (chegando a noite) no abrigo dos Pedro.
3º dia - Acordando de madrugada para fazer ataque ao pico do tamanduá, saindo do abrigo dos Pedro, fazendo ataque até o pico do papagaio e sendo resgatado perto da igrejinha em Aiuruoca.
Travessia feita normalmente em 4 dias, para poder curtir bem o local. Dada a restrição do tempo, resolvemos fazer em 3 dias.
1º dia - Saindo de Baependi, ataque ao pico do chapéu, e acampando no Rancho Salvador.
2º dia - Rancho Salvador, curtindo um pouco a cachoeira do juju e a do charco, santo daime e acampando (chegando a noite) no abrigo dos Pedro.
3º dia - Acordando de madrugada para fazer ataque ao pico do tamanduá, saindo do abrigo dos Pedro, fazendo ataque até o pico do papagaio e sendo resgatado perto da igrejinha em Aiuruoca.
8 comments
You can add a comment or review this trail
FernandoCabral Jun 23, 2019
I have followed this trail verified View more
Information
Easy to follow
Scenery
Difficult
Acompanhei esta rota e a da Beatriz (repito este comentário no registro dela). Elas são quase iguais. A diferença está nos pequenos vai-e-vens para encontrar a continuação de alguns trechos da trilha. Coisas sem importância. Além disto, no final, depois do trutário, a gravação da Beatriz termina um pouco antes da gravação do Marcelo. Isto dará uns 800 m de diferença entre uma e outra.
Quem seguir este registro fará uma rota segura.
A propósito: eu fiz em dois dias. No primeiro dia, saí da Vargem do Lage às 7 e meia e fui até o Santo Dime. Lá, acampei por volta das 7 da noite (já escuro). No dia seguinte, saí às 8 e cheguei ao trutário às 5 horas da tarde em ponto.
É uma caminhada tranquila em dois dias, mesmo que você saia da trilha para fazer algumas escalaminhadas, como subir a Serra do Careta (o que vale muito a pena).
Alerta: na Cachoeira do Charco, perdi cerca de UMA HORA tentanto achar um jeito de atravessar. Havia dois pontos marcados nas margens. O primeiro, logo acima da cachoeira; o segundo, uns 10 metros acima. Fiquei temeroso pela proximidade da cachoeira, então tentei a passagem de cima. Não consegui. Fui até quase à margem do outro lado, mas aí a água me subiria ao peito. Como eu tinha que carregar a mochila na cabeça e o fundo do rio era muito escorregadio, tive certeza que não ia dar certo (eu estava fazendo a travessia solo). Volei, saí da água gelada e tentei mais abaixo. Aí, embora tenha tido que tomar extremo cuidado com as pedras cheias de lodo e escorregadias, passei tranquilo com água pouco acima do joelho.
Então, fica o registro: o melhor caminho é logo acima da cachoeira. Mas tome extremo cuidado com o lodo!
mar_celoferreira Jun 25, 2019
Obrigado pelo comentário FernandoCabral. Atualizações são sempre bem vindas. Essa travessia é linda d+
Marcelo F Z Arruda Nov 25, 2020
Olá amigo. Sabe dizer algum contato que faça o translado do final para o início da trilha? Estou planejando a travessia, mas ainda não consegui o translado! Grato!
mar_celoferreira Dec 8, 2020
Oi Marcelo. Desculpa a demora. Só vi sua mensagem agora.
Eu saí do RJ com uma empresa de transporte (uma van) já definido onde nos deixar e onde nos resgatar em determinado horário.
Uma empresa local que faça esse serviço, infelizmente eu não conheço nenhuma.
Marcelo F Z Arruda Dec 19, 2020
Valeu amigo. Consegui o translado, mas acabei não fazendo a travessia. Foram 3 dias de fortes chuvas no local, e preferimos não tentar atravessar a Cachoeira do Charco nessas condições. Abraço
mar_celoferreira Dec 21, 2020
Fez bem Marcelo. Muito prudente. O lugar continuará lá te esperando em condições melhores.
Henrique Baldo Jan 26, 2021
I have followed this trail View more
Information
Easy to follow
Scenery
Moderate
Segui o seu tracklog nos 2 primeiros dias até o Retiro dos Pedros, depois fiz o caminho da Cachoeira dos Garcias. Muito boas suas marcações.
O trecho da travessia do rio da Cachoeira do Charco estava muito perigoso também para nosso grupo, deu bastante trabalho atravessar. Muito cuidado lá, qualquer coisa que for levada na correnteza vai pra queda da cachoeira bem rápido.
mar_celoferreira Jan 26, 2021
Obrigado pelo comentário Henrique. Essa travessia eh linda d