fcazenha

Moving time  3 hours 12 minutes

Time  4 hours one minute

Coordinates 2620

Uploaded August 14, 2020

Recorded August 2020

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
4,480 ft
2,547 ft
0
2.3
4.7
9.37 mi

Viewed 656 times, downloaded 34 times

near Sítio Pedra Grande, São Paulo (Brazil)

A ideia desta trilha foi fazer o percurso que nosso amigo Eduardo fez (neste tracklog https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/travessia-atibaia-bjp-27824801), passando pelo pico da pedra grande, seguindo a descida da serra pelo lado de Bom Jesus e passando pela Cachoeira do Barrocão, mas não necessariamente indo até o centro de BJP, pois eu seria resgatado antes.

---

O meu percurso começou por uma trilha conhecida como Cabeça da Cobra. Após 900m de trilha, chega-se a um local conhecido por Trilha dos Monges (pelas ruínas ali existentes). Logo após as ruínas (1km deste tracklog), eu segui por um curso d'água (eu estava calçando botas impermeáveis) mas tenho a impressão de haver alguma outra alça na trilha que evite passar pela água (não tenho certeza).

Após o trecho dos monges, aos 1,3km, inicia-se o percurso conhecido como Minha Deusa (tradicional subida à Pedra Grande com acesso de dentro do condomínio).

O próximo trecho, até os 3,3km de trilha, é de subida em direção ao pico. O caminho é de fácil navegação, baixa dificuldade técnica, mas um pouco pesado devido ao ganho de elevação, mas nada de mais (consegui chegar ao pico depois de 1h de trilha em um bom ritmo). Neste trecho é possível coletar água.
Caso queira subir até a pedra partida (ponto mais alto), tome a trilha onde marquei no waypoint "Pico". Desta vez eu optei por não fazer, mas é bem tranquilo (±5min de caminhada).

Na chegada ao pico, ao ver que estava sozinho e tinha todo aquele local para curtir um visual livre de qualquer poluição visual e auditiva, resolvi parar por uns 30 minutos e curtir um pouco.

Daí em diante o percurso é basicamente só descida, com exceção de pequenas subidas que você encontrará no caminho. A descida da serra é intercalada por trechos de estrada de chão batido e trilha (caminhada/moto). A navegação é bem tranquila e não tive dificuldades ao seguir o tracklog. A natureza neste trecho é bem bonita.

Aos 14km, chega-se na Cachoeira do Barrocão, local lindo, mas devastado pelo mau uso de seus frequentadores. Eu optei por continuar a trilha pela estrada de carros, mas acredito que haja um caminho seguindo pela margem do riacho.
A partir daí, a trilha já não fica mais tão interessante para os amantes de natureza, pois já começa um trecho mais ruralizado, com chão em asfalto e sem grandes atrações visuais.

Logo na chegada à cidade eu parei de gravar o percurso pois achei que não acrescentaria muito ao possível viajante deste tracklog, mas tive que andar ainda mais 3km em direção ao centro de BJP até o meu resgate.

Boa trilha!

---

Notas:
- Planeje-se, não faça fogueiras e traga seu lixo de volta!
- Muitos trechos da trilha são compartilhados com motoqueiros, portanto: existe bastante erosão do solo e cuidado com as motos, fique atento aos ruídos.
- Recomendo botas cano médio/alto impermeáveis.
- Fiz o percurso com pouca carga, minha mochila continha: Anorak, água, frutas, castanhas, saco plástico para descartes e lanterna.
- Durante o percurso, principalmente na subida e no início da descida apresentam uma séria de intersecções, que em sua grande maioria, levam ao exato mesmo caminho, portante não se preocupe muito com elas, mas atente-se para não sair muito do tracklog!
Photo

Início do trecho dos monges

Ruins

Ruínas

Intersection

Interseção

Apesar de o outro caminho também funcionar, eu acredito que este seja o mais eficiente, através desse pequeno bosque
Photo

Formação rochosa característica da intersecção com a trilha 'Minha Deusa'

Fountain

Fonte

Eu sempre pego água desta fonte
Summit

Pico da Pedra Grande

Summit

Pedra Rachada

Início da trilha para pedra rachada (aprox +5 min de caminhada)
Fountain

Fonte

Não sei dizer se essa água é confiável
Intersection

Esquerda

Lake

Lago

Waterfall

Cachoeira do Barrocão

Photo

Chegada em Bom Jesus dos Perdões

6 comments

  • Photo of aacoelho

    aacoelho Oct 6, 2020

    I have followed this trail  verified  View more

    Eu não conhecia Bom Jesus, fiz uma pesquisa e escolhi 4 tracklogs para fazer o percurso passando nos lugares mais bonitos, esta trilha do fcazenha foi uma delas. A região é muito bonita e todas os tracklogs escolhidos me ajudaram muito na navegação.

  • Photo of Accel Rocha

    Accel Rocha Oct 16, 2020

    Pretendo continuar até a cidade Bom Jesus dos Perdões, de onde voce parou até lá, você acha que é tranquilo?

  • Photo of fcazenha

    fcazenha Oct 16, 2020

    Oi Accel, acho tranquilo sim, é plano e aparentemente seguro. Eu só não fiz o mesmo pois não tem contato algum com a natureza e portanto não pareceu interessante para mim.

  • Eduardo Amaral 3 Jan 20, 2021

    I have followed this trail  View more

    Ótima pernada para estar em contato com a natureza em lugar de pouco movimento (após a Pedra Grande).

  • Eduardo Amaral 3 Jan 20, 2021

    Legal que utilizou o primeiro registro que fiz, vi que saiu da estrada (usando as trilhas da biquinha, a outra que liga a estrada do Clube da Montanha com a Estrada do Caqui e a picada de Eucalipto que chega na laje oposta da Pedra do Coração.
    Já fiz esse trekking umas 5x e nas ultimas inclui a Cachoeira Escondida, vou deixar aqui as coordenadas UTM para quem quiser adicionar na atividade.
    E=0347268
    N=7434448
    Cota de Altitude = 1039m
    Vocês encontrarão uma saída a direita quando estiverem descendo sentido a Cachoeira do Barrocão. Se trata de uma pequena estradinha de difícil acesso para carros, aproximadamente de 750m (1,5km ida e volta), vão escutar o barulho da pequena mais deliciosa Cachoeira Escondida.
    Bons Ventos

  • Photo of Jotadias77

    Jotadias77 Mar 27, 2021

    Conheço bem essa região. Quando quiserem fazer um percurso, ainda que não esteja catalogado, só me procurar no jotadias77 . . . Dá pra fazer esse rolê e interligar à Pedra Chata (tbém chamada de Pedra Chica) ...

You can or this trail