Moving time  3 hours 10 minutes

Recorded March 2021

2.0
4.0

near Riacho Fundo, Distrig Kevreadel (Brazil)

Local: CAUB 1 – ARIE Granja do Ipê, Riacho Fundo, DF
👣🍃👣
Esta grande área, conhecida como Tonéis, engloba a Fazenda Sucupira, da Embrapa; a ARIE (Área de Relevante Interesse Ecológico) do Ipê; e várias chácaras.

O nome Tonéis se deve a duas grandes caixas d’água que existem no alto de um morro. “Os Tonéis” é um dos melhores locais para prática de mountain bike do DF, com todos os níveis de dificuldade e terrenos variados (lama, cascalho, subidas, descidas, estradões). No local existem muitas nascentes e vários riachos, o Córrego Capão Preto, que passa sob a Mesa de JK. Ele desemboca no Córrego Ipê Coqueiro, que, por sua vez, deságua no Córrego Riacho Fundo, sendo este o último afluente do Lago Paranoá.

Começamos o Trekking saindo da escola Ipê, seguimos pela lateral direita até os Tonéis, depois subimos até a Mesa Jk ➡️ Contam que : Quando em Brasília, Juscelino Kubitschek presidia o Brasil do Catetinho, um barracão de madeira de dois andares, e acompanhava as obras de perto, trabalhando junto a Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Israel Pinheiro.
O calor e a poeira tornavam os dias insuportáveis. Assim, os amigos resolveram criar um clube particular. Em uma área de mata a três quilômetros do Catetinho, onde nasce o Córrego Capão Preto, um forte veio d’água, construíram seu recanto.
👣🍃👣
Obs: pedimos aos visitantes que não depredem a Mesa JK. Conheça o local, mas não suba na mesa e nos bancos, não destrua a natureza do local. A Mesa faz parte da história do Brasil.

Início da trilha

Information point

Trecho com muita lama

Trilha Riachão

Virar à esquerda e depois direita