Time  3 hours

Recorded February 2016

1.1
2.2

near Serreta, Açores (Portugal)

Este percurso tem início na Canada das Fontes, freguesia da Serreta, zona oeste da Terceira.
Iniciamos junto ao painel informativo do trilho, começa-mos por subir um troço em asfalto por 100m, virando à esquerda na canada de bagacina. Pode-se optar por estacionar o carro no parque neste local.
Após 400m, vira-mos à esquerda para um atalho ladeado por criptomérias (Cryptomeria japonica), que mais à frente se torna mais estreito, devido a uma abundante vegetação de incenso e cedro-do-mato (Juniperus brevifolia).
Depois de atravessar um afluente da Ribeira da Lapa, entra-se numa mata de criptomérias, um pouco depois, segue-se por atalho ladeado por uma vegetação que se torna cada vez mais dominada por endémicas, à medida que a altitude aumenta.
Depois de atravessar o troço principal da Ribeira da Lapa, seguimos no caminho de bagacina, ladeado por exemplares de cedro do mato e urzes, onde um pouco mais à frente encontra-mos um desvio à esquerda, de 230m, em direção à Lagoinha. Este troço é de difícil progressão devido à lama e regos criados pelas águas pluviais... são necessários cuidados redobrados para evitar quedas! Mas vale a pena a paisagem é magnifica sobre o Pico, área envolvente da Serreta e claro a Lagoinha.
Depois apreciar a Lagoinha, voltamos pelo mesmo caminho até à canada de bagacina, que percorremos durante 800m, virando depois à direita para uma pastagem.
Caminha-mos alguns metros e entra-mos no atalho à esquerda, que desce, ladeando a Ribeira do Vde Além.
Depois de passar o miradouro sobre a ribeira, sigui-mos à direita por entre a mata de criptomérias. Em seguida, entra-mos num atalho que contorna uma pastagem pela esquerda. Alguns metros mais à frente, vira-mos à direita na pastagem, contornando um tanque de água pela esquerda, e prossigui-mos na canada de bagacina, que o nos levou de volta ao início do percurso.

___________________________________

This route begins on the trail of Canada das Fontes in the village of Serreta in the west of Terceira.
Start by climbing a stretch of asphalt for 100m, and turn left at a gravel trail. After 400m turn left onto a path flanked by Japanese cedars (Cryptomeria japonica) that later becomes narrower due to abundant vegetation, especially Australian cheesewood and Azores junipers (Juniperus brevifolia). Cross a tributary to the stream of Ribeira da Lapa and enter a Japanese cedar wood area by following the markings.
Shortly after, follow the path flanked by vegetation (dominated by endemic species). After crossing the main section of the Ribeira da Lapa, take the gravel trail flanked by Azores junipers and Azores heathers and then you will find, a little further ahead, a 230m path to the left that will take you to Lagoinha.
After taking this path, continue on a gravel trail for 800m and turn right. Walk for a few metres and enter a shortcut to the left down to the stream of Ribeira do Além. After passing the viewpoint overlooking the stream, turn right and walk through a Japanese cedar wood. Then enter a route that skirts a pasture on the left.
A few metres ahead, turn right and skirt a water tank on the left. Then proceed along a gravel trail that will guide you back to the beginning of the route.

Fonte: http://trilhos.visitazores.com/pt-pt/trilhos-dos-acores/terceira

PAINEL INFORMATIVO

• Photo of fernandapacheco

fernandapacheco Feb 20, 2016

Magnificas panorâmicas sobre toda a costa norte, a acesso à Lagoinha é dificultado pelas condições do caminho de pé posto, há que ter cuidado!

• rociochavessanchez Jun 26, 2018

Bonitas vistas. La subida a la laguna un poco dura.