Uploaded June 3, 2018

Recorded June 2018

1.5
2.9

near Formosa, Rio de Janeiro (Brazil)

Olá amigos do Wikiloc!

SERRA DO SAPATEIRO é uma trilha localizada na cidade de São Fidélis RJ.
A mesma é pouco frequentada, então até esta postagem aqui, só era possível trilhar a mesma acompanhado de um guia ou alguém que já conhece muito bem a trilha.

Fizemos o acesso por mata, bem íngrime e o retorno por parto aberto. (forma tradicional)

Na mata tem lances que precisam de corda para transpor com segurança.
No quase topo da serra tem um ranchinho, mas o mesmo fica fechado, e pedimos que não tentem adentrar sem a respectiva autorização do dono, pois até hoje nunca tivemos problemas em usar a torneira do lado de fora, e acampar ao redor da casinha.

Demoramos 3 horas para subir, e o restante descendo. (Paramos algumas vezes para criar os pontos de interesse no Garmin... Poderia ter feito em menos tempo).

GARGANTA

Quando realmente começa a subida pesada da trilha. Chamamos de garganta pois é uma ia estreita de mata.

PONTO DE AGUA

Pequena fonte de água. Esta fonte é utilizada por VÁRIAS casas da região, por favor não sujar a mesma.

PEDRA SIMBA 1/2

Local ideal para uma parada para lanche e descanso. Tem esse nome devido sua formação rochosa que lembra ao Filme O REI LEÃO.

SAÍDA DA MATA

Local onde saímos da mata e descemos um pouco em direção ao Rancho Sapateiro. Nesta trilha eu deixei uma folha "plastificada" contando a história/lenda da Serra.

RANCHO SAPATEIRO

Tem uma torneira e um chuveiro improvisado do lado de fora da casinha.

CUME SAPATEIRO

Ponto culminante da Serra. Visual LINDO!

FACÃO DE PEDRA

Local de passagem estreita onde se tem um penhasco ingrime dos dos lados da passagem, remetendo ao corte de um FAÇÃO DE PEDRA. Até esse ponto ponto é somente SUBIDA. Daqui para frente é só descida.

PEDRA TUCANO

Pedra de formação curiosa em formato que lembra um TUCANO.

DESCANÇO ARVORE Espreguiçadeira.

Árvore em que se pode descansar em uma posição relaxante durante a descida da serra.

JAQUEIRA

À 500 metros do final da trilha, essa é a última parada para um descanso em sobra, e com visual frontal da serra.