Uploaded June 9, 2015

Recorded June 2015

3.1
6.2

near Xertelo, Vila Real (Portugal)

Há muito tempo que não visitava o verdadeiro circo de morfologia da serra - Cocões do Concelinho. Para lá chegar, quer pelos Carris que pelo estradão até às Lagoas do Marinho ( são 2 lagoas) é sempre desmotivante. Depois de estudado o percurso, já com uma opção para encurtar caminho, o MAKA com o seu olho de Falcão, descobre uma encosta "digerível". É bem dura aquela subida, e não sei se andei até com as mãos pelo chão, algumas vezes, mas encurta muito caminho, até à Lagoa do Marinho (a maior).Depois, as paisagens são admiráveis. Atravessada a zona de turfeira e vista a moreia, só paramos no abrigo da lagoa, onde há água para reabastecer os cantis. Seguimos pelo vale do ribeiro do Couce, suspenso sobre a ribeira do Cabril, para onde drena. Todos os indícios da glaciação se podem observar, desde as " rochas aborregadas", moreias, blocos erráticos, etc. À nossa esquerda, não muito longe do trilho ficam as antigas minas do Borrageiro. O Caminho segue em direcção da ponte das Abrótegas, bem mariolado, que tivemos que abandonar para seguirmos até à Sesta da Lamalonga. Depois de observarmos o circo glaciar, demos início à parte mais difícil quanto a mim, pois há que evitar Maceiras (pela esquerda) e as cabeceiras dos ribeiros (pela direita). Paramos num pequeno curral ( há vários na Sesta da Lamalonga), perto do início do trilho, que passa na Laje dos Bois. A partir daqui, é estar atento aos mariolas e à descida do rio do Penedo. Com a trovoada, a aproximar-se, conseguimos chegar ao Xertelo, enxutos. Parabéns ao MAKA, pelo seu olho de falcão e naturalmente aos outros dois companheiros de aventura.

Cabana das lagoas do Marinho

' Miradouro '

" Miradouro "
Bridge

Ponte sobre a ribª. do Cabril

ponte sobre a ribª. do Cabril
River

Ribeiro do Penedo

Vista para os Cocões do Concelinho

vista para os Cocões do Concelinho

• Photo of Makca

Makca Jun 10, 2015

Muito bem escolhido Truka!

• Photo of PQ@

PQ@ Jun 11, 2015

Não podia ser melhor.

• Photo of Renato Sousa e Silva

Renato Sousa e Silva Aug 29, 2017

Não há forma de ligar o trilho de carris ao track circular que fizeste?