Moving time  one hour 54 minutes

Recorded October 2018

1.3
2.5

near Casmilo, Coimbra (Portugal)

Desta vez fomos para terras de Sicó conhecer as famosas Buracas de Casmilo.
As buracas é uma formação geológica oriunda do abatimento de uma grande gruta existente que deixou a descoberto os seus túneis, formando diversas buracas na encosta abrupta da montanha e servem atualmente para a prática de desportos radicais como a escalada.
As referidas buracas distam a cerca de 1,5 km da povoação através de um caminho bem largo em terra batida, mas aproveitamos e fomos conhecer um pouco mais desta Serra, percorrendo cerca de 8km.
Assim, saímos da povoação de Casmilo, junto ao Parque de Merendas, local bem sinalizado e seguimos no sentido dos ponteiros do relógio por um caminho agrícola, este caminho ligeiramente a subir ladeia diversos terrenos agrícolas onde predomina a Oliveira, cerca de 1km deixamos o caminho e viramos à direita através de um trilho já mais apertado a descer que nos leva até às referidas buracas.
Aqui era hora das diversas fotos da praxe, o caminho passa no meio da montanha onde em ambos os lados existem as buracas, podemos subir do lado esquerdo bem como do lado direito explorando mesmo o interior de algumas buracas.
Continuamos pelo esquerda agora por caminho bem largo mas sempre a subir até ao alto desta Serra, no alto, viramos à direita e descemos por um caminho, com uma descida bastante acentuada, que nos leva até ao Vale dos Covões. Neste vale viramos à direita e seguimos por um trilho com bastante sombra onde se podem avistar algumas buracas mais pequenas, quase a chegar ao local onde estivemos a visitar anteriormente as buracas, fizemos um desvio para subir ao alto da montanha onde existe um Miradouro natural com vista para todo o Vale do Covões, regressamos e rapidamente estamos bem perto das buracas, agora seguimos pelo caminho pela esquerda, um caminho largo de muito fácil progressão e rodeado de diversas Oliveiras que nos leva à povoação de Casmilo, chegados à aldeia aproveitamos e passamos nas ruas desta povoação até chegar ao Parque de Merendas onde iniciamos o percurso.
Este percurso, com cerca de 8km, é fácil mas não tem qualquer ponto de abastecimento de água, devem usar o GPS porque apenas está marcado até às Buracas, todo o resto do percurso e vale a pena realizar, deve ser seguido por GPS.