Uploaded December 8, 2014

Recorded December 2014

2.0
3.9

near Bouças Donas, Viana do Castelo (Portugal)

Actividade com início e fim junto ao parque de campismo da Travanca, antiga branda. A partir deste local, num percurso circular, não sinalizado, pode visitar-se algumas das brandas de gado(ou pastoreio) dos lugares de Bostelinhos e Bouças Donas, pertencentes a Cabana Maior. Bastará para isso descer por atalho da Travanca para a ponte de Bouças Donas ( os M.Nacionais chamam-lhe ponte do Mezio), e iniciar a subida, por caminhos rurais, até ao estradão florestal que liga a portela do Mezio a Lamas de Mouro. Depois de atravessar dois bosques onde predominam as folhosas, desce-se até à branda da Vidoeira. A subida pode fazer-se por um trilho escondido na vegetação, que nos leva até à calçada dos Bicos. Aqui perto, há um esporão rochoso, que permite observar a paisagem, mesmo até ao cabeço da Pedrada. Desce-se para a branda da Piorneda fazendo caminho entre a vegetação e apanhando alguns antigos trilhos. Até à branda da Burzavó é sempre a descer, mas o mato tomou conta do trilho. Desta vez fizemos pontaria à nascente e fomos caminhando até à branda. A partir daqui é sempre andar até à ponte do Rio Grande, que mais tarde toma o nome de Ázere. A Travanca surge um pouco à frente.