Uploaded December 17, 2015

Recorded December 2015

1.7
3.5

near Penhas da Saúde, Castelo Branco (Portugal)

Caminhada na planície adjacente às penhas da saúde. Rota circular com início junto ao café estrela de dificuldade 2 (escala 0 a 5). Caminhamos inicialmente junto ao lago do viriato e à medida que nos afastamos podemos ter uma vista panorâmica sobre os cantaros, a nave de st. antónio, a barragem do padre alfredo e os globos da torre. Depois desta vista deslumbrante chegamos à chamada pedrice onde podemos ver uma bonita sobreposição de montanhas ótima para tirar boas fotos. Seguidamente e bem antes de alcançar a dita varanda dos pastores passamos por 2 torres de mariolas. Chegados à varanda dos pastores a vista é sublime com as cortes do meio do lado direito e bouça no lado esquerdo, a sensação de altitude e as vistas criam uma onda de serenidade e silêncio só para apreciar esta maravilha. Saindo da varanda, descemos a planície com as antenas e o posto de vigia do nosso lado direito, para depois efetuar a subida junto à ribeira por baixo dos chalés das penhas e junto aos 3 poços. É nesta fase que podemos desfrutar da 2ª parte lindíssima deste percurso caminhando com a ribeira do nosso lado direito e vislumbrando um lago que promete a nossa visita no verão próxima. Chegados por baixo dos chalés começa a subida para o ponto inicial com passagem da ribeira para o lado oposto, algum declive mas faz-se bem para quem já está habituado a este tipo de desporto.

Em conclusão uma caminhada leve com paisagens espetaculares que aconselho a qualquer praticamente deste desporto e/ou pessoa ativa com mínima forma física. De salientar a vista da varanda, a vista inicial para os cântaros, barragem do padre alfredo e globos da torre e finalmente a fase final com uma boa subida para queimar algumas calorias extra.