Uploaded December 28, 2015

Recorded December 2015

2.9
5.8

near Moscoso, Braga (Portugal)

Moscoso foi o nosso ponto de partida, baixamos até Pisão ¹, na Ribeira de Cavez, muito perto do sítio chamado Nariz do Mundo, continuando, passamos pelo povoado da Meijoadela e subimos ao Alto das Lameiras ao encontro do Fojo do Lobo de Uz, voltamos a baixar até à aldeia de Uz ² onde paramos no café local para abastecimento. Daqui foi seguir até ao Alto do Queiroal e Parque Radical onde fizemos um desvio até ao cume do Rochedo a que chamam Nariz do Mundo, voltamos, e descemos ao Ribeiro de Beçós, daqui foi sempre a subir até Moscoso ³ onde terminamos esta incursão pela Serra da Cabreira num salutar e farto repasto no Restaurante “Nariz do Mundo”.

A paisagem é dominada, nas zonas mais baixas que ladeiam as povoações, por lameiros, carvalho alvarinho, cipreste e silvas, normalmente associadas às sub-bacias de linhas de água, nas zonas mais altas da serra por matos de giestas, carqueja, urze e tojo molar.
A geomorfologia do local também não nos deixa indiferentes. As formas agudas do Vale do Nariz do Mundo contrastam de forma dramática com a suavidade da generalidade do relevo da Serra da Cabreira. A imponência deste local é imensa, a sua beleza também...

“Nariz do Mundo”? Estranho nome. Embora, por terras de Basto, ele esteja invariavelmente associado à boa e farta comida minhota, devido a um prestigiado restaurante local, é, na realidade, um rochedo escarpado colocado no meio de um desfiladeiro, que com um pouco de imaginação e alguma boa vontade, assemelha-se a um nariz. Toda a paisagem envolvente do desfiladeiro é de uma beleza avassaladora. O interior do desfiladeiro é literalmente rasgado pela impetuosa ribeira de Cavez, um curso de água jovem, cheio de força e vida, que à medida que vai descendo o vale, cria em certos locais cascatas espectaculares, e, em contrapartida, criam-se poços naturais noutros pontos, convidando a refrescantes banhos nos meses quentes de Verão.

_____________________________________________________________________

¹ PISÃO
Este enorme edifício, apesar do seu mau estado de conservação, apresenta ainda vestígios das estruturas que aqui em tempos existiram. No edifício e a área envolvente pode-se ainda descobrir uma mó, os rodízios em madeira, um antigo forno, dois grandes recipientes em pedra que se julga terem sido parte integrante de um lagar. Dado o acidentado do terreno, o aproveitamento do espaço foi levado ao extremo. Como testemunho deste facto são a corte do porco e o galinheiro, inseridos nas paredes dos socalcos construídos.
Em Moscoso há ainda quem se lembre do Pisão em funcionamento. Tinha nesse tempo telhados em colmo... Há aproximadamente 50 anos ainda aqui se vinha pisoar a lã, moer a farinha. O transporte era feito no dorso dos burros.

² Uz
Terra anteriormente designada por Casal da Urzeira, devido à quantidade de urze que existe nos seus montes, é uma pequena aldeia típica de casas de pedra, onde ainda se vislumbram várias construções cobertas com telhados de colmo. Aqui, onde a pesca e a caça abundam, a atividade dominante é a agricultura e a pecuária, acrescidas do artesanato habilmente confeccionado pelas mulheres que se dedicam a tecer o linho e a lã.

³ MOSCOSO
Esta pequena aldeia, com os seus caminhos enfeitados pelo verde das latadas, com o dourado dos telhadas em colmo, vive ainda muito o sentimento comunitário, as ancestrais tradições. O sentimento de entreajuda também ainda não morreu. As vessadas, as cegadas e as malhadas são disso exemplo. A tradição e a superstição também se cruzam, sendo habitual enterrar a estaca de sabugueiro nos campos cultivados na noite de S. João, para “garantir” uma boa colheita.
  • Photo of MOSCOSO - REST. NARIZ DO MUNDO
  • Photo of PONTE PEDRA
  • Photo of LINHA DE ÁGUA
  • Photo of PISÃO (RUÍNAS MOINHO)
  • Photo of RIBEIRA DE CAVEZ
  • Photo of RIBEIRA DE BEÇÓS E MOINHO

• Photo of LuisRocha

LuisRocha Dec 28, 2015

Dos mais belos percursos que já fiz, recomendo!

Excelente

• Marcia Madeira Dec 31, 2015

paisagem fantastica e trilho bom

• PicosAlpinos Jan 5, 2016

Trilho muito bom que termina num farto repasto no restaurante Nariz do Mundo. Obrigado pela partilha

• Photo of Caminhantes

Caminhantes Feb 25, 2016

Obrigado pelos comentários!
    Boas caminhadas!

• Photo of fernandapacheco

fernandapacheco May 7, 2016

Magnífico! Recomendo.

• DiogoHiker Jul 12, 2016

Bonito trilho! Obrigado pela partilha.