Uploaded December 26, 2017

Recorded November 2017

2.4
4.9

near Collentañe, Araucanía (Chile)

Trilha no Parque Huerquehue, perto de Pucón, Chile. Há serviço regular de ônibus para a entrada do parque, e começo da trilha.

A trilha se dá primeiramente por uma estrada de terra, passando por uma área de camping e por uma vendinha, até atingir um rio. O rio estava um pouco alto para se passar sem molhar os pés, mesmo com botas, mas havia um desvio à esquerda para uma ponte. Após o desvio o caminho entra na floresta e sobe um pouco até chegar na Guardería, um ponto de controle que estava naquele momento vazio. É um ponto para pegar água, de uma bica à direita. Há também banheiros neste ponto.

Após a Guardería o caminho sobe, passando primeiro por uma saída para a Cascata Nido de Aguila, e após por uma saída para a Cascata Trufulco. No caminho há também dois mirantes, para o Lago Tinquilco e o Vulcão Villarrica.

No topo da subida chega-se primeiro ao Lago Chico, passando por uma ponte em sua extremidade. Este é um bom ponto para pegar água, já que o lago se transforma em um rio debaixo da ponte. A trilha segue margeando o lago até uma bifurcação, com o caminho à direita levando ao Lago Toro e o caminho em frente ao Lago Verde.

No caminho para o Lago Verde há uma saída para a Puntillla Lago Chico, e no caminho para o Lago Toro há uma saída para a Puntilla Lago Toro. São dois pontos à beira dos respectivos lagos. Mas as saídas se encontravam bastante bloqueadas com galhos caídos. Para a Puntilla Lago Toro, me animei a atravessar a galharada toda, pois a vista prometia ser bonita. Promessa cumprida.

Na volta, saí do caminho principal para ver as duas cascatas, que estavam bastante cheias, sinal de um inverno passado com muita neve e um degelo tardio.

Por fim, ao invés de seguir de volta pela estrada de terra, tomei o Sendero Ñirrico, uma trilha fácil mais próxima do Lago Tinquilco.