Download

Distance

2.42 mi

Elevation gain

2,963 ft

Technical difficulty

Difficult

Elevation loss

207 ft

Max elevation

6,695 ft

Trailrank

51

Min elevation

3,659 ft

Trail type

One Way

Coordinates

916

Uploaded

September 18, 2018

Recorded

September 2018
Be the first to clap
4 comments
Share
-
-
6,695 ft
3,659 ft
2.42 mi

Viewed 457 times, downloaded 16 times

near Vargem Grande, Rio de Janeiro (Brazil)

SEIO DA MULHER DE PEDRA

O Seio da Mulher de Pedra é uma formação rochosa com aproximadamente 2.040m de altura que pertence ao conjunto da Mulher de Pedra e está localizado dentro dos limites do Parque Estadual dos Três Picos sendo acessível pela estrada Teresópolis–Friburgo (RJ-130).

A montanha está localizada no bairro de Vargem Grande e o acesso até o início da trilha é pavimentado e segue por estradinha projetada com duplo sulco cimentado que vai subindo na direção da Mulher de Pedra. O carro foi deixado antes da porteira inicial da trilha mas é possível deixá-lo mais pra frente no waypoint onde está marcado "Entrada".

A TRILHA

Após o portão de arame farpado, a trilha passa por uma casa a direita e segue em frente então ziguezaguear morro acima. A vegetação a vezes cobre a trilha, mas ela segue sempre bem larga. Após passar por um barraco cheio de lixo a esquerda é só seguir em frente. A trilha se alarga passando por samambaias e diversos canos pretos de captação d'água.

Logo em frente a trilha cruza um riacho e volta a subir por dentro da mata. A partir desse ponto a trilha percorrerá mais dois pontos de coleta d'água, pare e veja a necessidade de reabastecer os reservatórios na mochila.

Algumas fitas vermelhas marcando a trilha poderão ser observadas ao longo de toda subida. Seguir sempre pelo caminho mais aberto.

Chegando num paredão o aventureiro deverá passar a seguir para à esquerda. Passar por uma canaleta subindo para logo em seguida transpor por um lance de aderência logo acima.

Seguir mais adiante e transpor lances com o auxílio de corda (no local) e escalaminhada. Quanto mais vai chegando perto do cume, mais difícil fica a caminhada exigindo um grande esforço físico para transpor os obstáculos.

Do alto, em dias limpos, é possível visualizar os Três Picos e o Vale dos Deuses, e na direção oposta avistar o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Cume possui livro e espaço para pernoite.
Waypoint

Carro

Deixamos o carro nesse ponto mas é possível deixá-lo mais pra frente.
Waypoint

Direita

Waypoint

Entrada

Aqui é possível deixar o carro. A trilha tem início após este portão. Seguir em frente e daqui em diante a trilha fica mais visível.
Waypoint

Corda

Waypoint

Laje

Waypoint

Mirante1

Waypoint

Mirante2

Waypoint

Mirante3

Waypoint

Parede

Chegando nesse paredão a trilha segue pela esquerda.
Waypoint

Paredão - Seguir p/ Direita

Waypoint

Seguir Direita

Waypoint

Troncos

4 comments

  • Photo of Alex Moreira Alves

    Alex Moreira Alves Nov 18, 2018

    Parabéns Mestre por suas marcações.
    Estou te seguindo sempre por aí.
    Só fiquei triste que meu Wikiloc apagou todas as minhas trilhas gravadas pra fazer no futuro quando fechei a sessão. Não sei o que houve e não conseguir recuperar meus projetos.
    TMJ meu amigo.
    Parabéns novamente.

  • Photo of ricardopr3

    ricardopr3 Nov 18, 2018

    Fala Alex!! Que bom que os tracklogs estão ajudando! A intenção é essa mesmo!
    Sempre que dá eu jogo alguns roteiros no Wikiloc pois isso me ajuda a concentrar minhas trilhas e viagens realizadas.
    Que pena que teve suas trilhas favoritas apagadas!
    TMJ Alex, lutando pelo montanhismo cada vez mais consciente!

  • Tico Lagoeiro Feb 26, 2020

    Fiz essa trilha ontem e digo que esse mapa me salvou. Me perdi na descida e só reencontrei a trilha graças ao mapa compartilhado. Agradeço ao amigo que enviou a trilha. Muita atenção ao descer a trilha, pois é o momento mais fácil de de perder. Mas foi um dia incrível, a vista é fabulosa e vale muito à pena.

  • Photo of ricardopr3

    ricardopr3 Feb 27, 2020

    Obrigado pelo feedback!! Realmente, a volta é a parte que precisamos ter mais atenção!! Na parte da laje a trilha não é marcada e se não ficar atento pode ficar perdido! Valeu!! Boas trilhas!!

You can or this trail