2.4
4.8

near Monte Córdova, Porto (Portugal)

Trilho sinalizado, com início e final junto ao Mosteiro de Nossa Senhora da Assunção.

Antes de iniciar o trilho e se a arquitetura religiosa for do interesse o Mosteiro da Nossa Sª da Assunção pode ser opção de visita. Construído em 1919, de planta em cruz grega, em que podemos apreciar diversos elementos arquitetónicos, próprios do estilo neo-românico, como as rosáceas, a banda lambarda na fachada e as imponentes torres e seus contrafortes. O espaço envolvente muito arborizado, um pulmão verde, vale a visita e um passeio.

O trilho tem a particularidade de passar na aldeia de Redundo, pela nascente do Rio Leça, devidamente assinalada, mas sem água, pelo menos no dia em que por lá passamos. Este trilho não tem dificuldade, à exceção de uma subida curta mas inclinada, já praticamente no final, o piso na generalidade está em bom estado e permite-nos conhecer a paisagem florestal e rural de uma parte do concelho de Santo Tirso.

A descrição do trilho e o ficheiro em GPX, estão disponíveis na página da Câmara Municipal de Santo Tirso