-
-
339 f
6 f
0
1.2
2.4
4.83 mi

Viewed 4147 times, downloaded 52 times

near Santinho, Santa Catarina (Brazil)

Paramos no último bolsão de estacionamento antes de chegar ao Costão do Santinho Resort, descemos em direção à praia e em seguida seguimos à direita em direção ao costão. O início da trilha da Ponta das Aranhas é bastante movimentado, inclusive alguns trechos tem escadas e passarelas, além da cobertura sobre as inscrições rupestres que dão o nome ao bairro. Existem também alguns totens com informações sobre as inscrições e alguns bancos para os mais contemplativos.
Não esqueça sua máquina fotográfica em casa porque o visual é maravilhoso, não é a toa que o Costão do Santinho atrai turistas do mundo inteiro, seja o visual do mar visto de cima do costão ou o contraste do verde do morro com o azul do céu, as combinações perfeitas para uma boa foto.
Tome cuidado com alguns penhascos e trechos molhados, use um calçado fechado e que tenha uma boa aderência.
Vale destacar nossa chegada a praia do Moçambique. Do alto acompanhamos vários surfistas esperando as melhores ondas, e um pouco mais distante do costão, o nado tranquilo de uma baleia franca (as baleias francas são presença constante no litoral de Santa Catarina).
O retorno é pela praia do Moçambique. Bem próximo ao costão existe um acesso às dunas e ao Caminho da Lomba do Ingá. Essa trilha passa essencialmente pelas dunas fixas que compõem o relevo da região, isto significa muuuuuuita areia. A mudança de cenário é radical, mas igualmente fascinante. O final da trilha é num estacionamento dentro do Costão do Santinho Resort. Vários pontos da trilha são sinalizados com pequenos totens assinados pelo Costão do Santinho.
Uma ótima opção de lazer com a família por um valor muito baixo. Vale a pena conhecer.

Boa caminhada (e pedalada também, apesar de ter que carregar a bike em vários trechos o desafio é válido. Recomendo fazer o roteiro em sentido contrário, assim as “subidas na areia” se transformam em “descidas na areia”. Use óleo especial na corrente que não grude areia ou deixe a corrente seca, isso vai economizar alguns reais em manutenção).

Show de Bola!!!

Equipe Porco Espinho

9 comments

  • Bike da Serra Gaúcha Jul 12, 2013

    Valeu a parceria Josué meu bruuuxo!

  • Bike da Serra Gaúcha Jul 12, 2013

    I have followed this trail  View more

    Tênis, protetor solar e repelente são indispensáveis...

  • Verdugo Biker Jul 15, 2013

    I have followed this trail  View more

    Tem um pessoal que mora no canto do moçambique, muito doido meu vééééio!!!

  • jvalmini Jul 16, 2013

    I have followed this trail  View more

    Bah, aquela onda no Moçambique que veio de surpresa e molhou a galera foi massa hehehe

  • Gordinho RJ Jul 17, 2013

    I have followed this trail  View more

    Eu gostei muito dessa

  • Bordogo Biker Jul 19, 2013

    I have followed this trail  View more

    Moçambiqueraaaaa!!!

  • Photo of SSGDC

    SSGDC Mar 31, 2015

    I have followed this trail  View more

    O retorno, de Moçambique ao santinho após contornar o morro pode ser um tanto difícil de achar, pois é uma trilha oculta pela vegetação.

  • Raphael Linhares Jun 8, 2015

    I have followed this trail  View more

    A trilha começa no Museu Arqueológico Ar-livre Costão do Santinho. Junto do início desta trilha há também uma opção de subida ao Morro das Aranhas.
    A trilha é bem visível, não havendo risco de se perder. Há alguns trechos em que a trilha passa pelo caminho natural de escoamento de água, aumento o risco de escorregões. Porém, de maneira geral a trilha é moderada, tendo poucos aclives acentuados.
    Chegando à praia de Moçambique, pode ser feito o retorno pela trilha nas dunas. Não sei se há outra opção, mas o início deste retorno parece ser seguindo o riacho que desemboca na praia, entre dois barracos de madeira que há no canto da praia.

  • ACLuz Jul 1, 2015

    I have followed this trail  View more

    Excelente trilha

You can or this trail