Time  11 hours 6 minutes

Coordinates 2852

Uploaded June 24, 2019

Recorded June 2019

-
-
6,947 f
1,498 f
0
3.2
6.3
12.6 mi

Viewed 132 times, downloaded 4 times

near Gamonedo, Asturias (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

RUTA CIRCULAR POR EL CORNIÓN DESDE CAÍN

Os Picos da Europa são um lugar muito especial para os “Caminhantes”. Este Parque Nacional, desde que o conheci, conquistou uma “paixão” no meu coração e desde então não me canso de lá voltar várias vezes ao ano com família, amigos e companheiros de aventuras. Esta expedição aos Picos leva-nos a mais um trekking em alta montanha, que intitulamos de “Ruta Circular por El Cornión desde Caín”.

2ºDIA: RUTA DE LAGO ENOL A CAÍN POR CANAL DE MESONES

O segundo dia da “Ruta Circular por El Cornión” teve inicio em Vega de Enol, no Refugio Casa de Pastores e leva-nos de regresso a Caín. É uma etapa, que apesar de não ser de complexidade técnica, é muito longa e tem um forte desnível positivo e uma ingreme descida pelo Canal de Mesones, que pode ser estonteante pelos quilómetros acumulados, foram necessárias onze horas para percorrer esta etapa, quatro das quais foram na descida desde Boquete (2015m) até Caín (460m).…

Saímos do Refugio Casa de Pastores, onde pernoitamos, estes primeiros quilómetros são muito suaves e realizam-se por estrada de terra batida. Seguimos o PR PNPE 5 Vegarredonda - Ordiales, atravessamos a Vega de Enol e Vega La Cueva e Vega del Huerto, já percorremos três quilómetros sem dar por isso…. Atravessamos a ponte sobre o Rio Pomperi, agora a trilha começa a subir progressivamente, passa por Vega La Piedra, atravessa El Retiro e Becerrera de La Rondiella até alcançar o Refugio de Vegarredonda. Fizemos uma breve pausa para recuperar forças e abastecer de água fresca da fonte.

Depois do merecido descanso seguimos em direção a sul, subimos o vale do Arroyo Junjumía, em ziguezague até ao desvio de Jou Santu (frente) e Vega Huerto e Vegabaño (direita). Nós seguimos em frente, direção Jou Santu, deixando à nossa direita Porru Bolu (1994m) y Torre Santa María (2485m). Sempre a subir, passamos por Collau La Fragua (1913m), Jou Sin Tierri (1781m). O trilho continua por Jou de Los Asturianos e Jou Santu onde já foi necessário atravessar algumas zonas de neve.


Panorâmica desde El Boquete

Em Jou Santu o trilho começa a rodar a Este em direção ao Boquete que já se avista ao longe. Alcançado El Boquete, olhando para trás, vemos o longo caminho percorrido, para a frente o Maciço Central com todo o seu esplendor: Pico Cabrones, Torre Cerredo, Torre Bermeja, Pico Tesorero, Torre Llambrión, etc.

Desde El Boquete (2015m) o trilho começa a descer, no horizonte já vemos o nosso objetivo, Caín (460m), mas separa-nos uma longa e “dolorosa” etapa. Temos de percorrer um forte desnível, mais de 1600 metros, através do Canal de Mesones. Foram quatro horas para percorrer os últimos seis quilómetros até Caín. Sensivelmente a meio da descida encontramos uma fonte de água fresca que aproveitamos para nos refrescar. Terminado o Canal de Mesones chegamos a Caín de Arriba (630m) e daqui continuamos a baixar até Caín (460m), onde terminamos esta Ruta Circular por El Cornión.

FICHA TÉCNICA DA ETAPA
Dia 22 de junho 2019
Percurso: Refugio Casa de Pastores (Vega de Enol)-Vega La Cueva-Vega del Huerto-Vega La Piedra-Refugio Vegarredonda-Collau La Fragua-Jou de Los Asturianos-Jou Santu-Boquete-Canal de Mesones-Caín de Arriba-Caín
Distancia: 20,3 km
Duração: 11h06min
Tempo em movimento: 6h42min
Tempo parado: 4h24min
Movimento médio: 3,03kms/h
Acumulado positivo: 1519m
Acumulado negativo: 2164m

TRILHA DAS ETAPAS
1ºDIA: RUTA DE CAÍN A LAGO ENOL POR CANAL CULIEMBRO
2º DIA: RUTA DE LAGO ENOL A CAÍN POR CANAL DE MESONES

TRILHA COMPLETA
RUTA CIRCULAR POR EL CORNIÓN DESDE CAÍN




Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes

Comments

    You can or this trail