Moving time  4 hours 47 minutes

Time  6 hours 14 minutes

Coordinates 2681

Uploaded October 1, 2019

Recorded October 2019

-
-
4,976 f
3,361 f
0
2.2
4.4
8.88 mi

Viewed 30 times, downloaded 2 times

near La Peral, Asturias (España)

Da estrada que parte da Pola de Somiedo em direcção ao Porto, depois de passar por Caunedo, desvia à esquerda que leva à cordilheira de Vaqueira del Llamardal, o ponto de partida do percurso a pé. Partindo de manhã cedo ou ao pôr do sol, não é difícil observar cabras montesas, corças ou inúmeras espécies de pássaros.
A trilha começa em Llamardal e é acompanhada pelos prados de corte que cercam a vila. O caminho segue em uma subida suave até a encosta do meio de Peña Gúa, para depois partir para uma área de prados de roçada com bordas de pedra que separam as fazendas, entre as quais, de tempos em tempos, surgem manchas de esfoliação. O caminho continua entre as paredes até chegar ao Fuente'l Cañu, na Braña de Mumián, onde você pode ver velhas olleras, edifícios usados ​​para conservar o leite a baixa temperatura, graças à frescura da água corrente.

É aconselhável fazer uma paragem e descansar ao lado do tubo de água transparente, observando o layout das cabines de teito espalhadas pelo prado. A cidade e a paisagem são de grande beleza, com uma bela vista do Picu'l Mocosu e da Sierra'l Páramu, localizada em frente, do outro lado do vale do rio Somiedo.
A braña entre as piores folhas é dominada pela vassoura negra (Cytisus scoparius), com cujos galhos é feito o teto das cabines. A trilha começa a descer mais tarde e entra no bosque de La Enramada, uma área classificada como Uso Restrito, para que você não possa sair da trilha, caminhando tranquilamente para não perturbar a vida na floresta. A estrada continua sua descida íngreme em zig-zag e pode ser apreciada pelas clareiras da floresta de faias, com excelentes vistas da vila de Urria. A proximidade da cidade de Coto de Buenamadre começa a se manifestar em uma mudança de vegetação, quando a faia é substituída por pastagens, com uma grande diversidade de espécies e bordas de avelãs, espinhos, bordos e freixos, entre outras espécies menos abundantes.

O regresso é feito pelo mesmo caminho.

(nota: informação retirada da página do Parque de Somiedo)

Outros percursos que fiz na região das Astúrias (Espanha):
De Saliencia ao Lago de la Cueva (Somiedo) (Maio 2004)
Poncebos - Bulnes - Sotres (02-06-2018)
Ruta de El Cornón - PR.AS-10 (Somiedo) (29-09-2019)
Valle de Lago - Lago del Valle - Peña Chana - Braña de Sousas (30-09-2019)
Ruta de la Braña de Mumian - PR.AS-11 - Somiedo - (01-10-2019)
Ruta de las Brañas de Saliencia e Ruta del Camín Real de la Mesa (02-10-2019)
Ruta de los Lagos de Saliencia e Picos Albos (03-10-2019)
Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Photo

Foto

Comments

    You can or this trail