Uploaded May 1, 2013

Recorded May 2013

2.0
4.0

near Aldeia das Dez, Coimbra (Portugal)

DESCRIÇÃO, FOTOGRAFIAS/VÍDEO, DESTE E DE OUTROS PERCURSOS EM: www.100atalhos.com
Percurso Inaugurado no dia 21 de Abril de 2013.
[PERCURSO SINALIZADO]

Percurso com início no Largo Alfredo Duarte, em Aldeia das Dez. Segue pela antiga calçada Romana e por campos de cultivo que nos levam a recuar no tempo. Avistamos a Capela de Santa Maria do Mosteiro e, mais à frente, a Capela de N. Sra. dos Anjos. Seguimos por umas escadas que dão acesso ao Castelo, passamos a ponte, e vemos à direita a Praia Fluvial da Ilha do Picoto. Seguimos pela antiga calçada Romana até à Capela de S. Pedro. Descemos até Avô, passamos a ribeira de Pomares, e apanhamos o antigo caminho que faz a ligação até Aldeia das Dez.

A Aldeia das Dez, aldeia essa que integra a Rede das Aldeias do Xisto, foi edificada na encosta norte do monte Colcurinho, em plena Serra do Açor, o que lhe confere uma inigualável e nostálgica beleza. A aldeia está rodeada de um conjunto harmonioso de serras, penedos e vales, albufeiras, rios e ribeiras que apetece explorar. No núcleo central da aldeia destaca-se a torre branca da igreja matriz e a casa do “S”. Avô está situada na encosta entre as serras da Mendacha e dos Almoinhos. A origem da fidalga e nobre vila de Avô perde-se na bruma do tempo e esvai-se no fumo da tradição. Porém, há historiadores que atribuem aos Túrdulos a sua fundação, no ano 500 A.C.

Contactos Úteis:

Pelourinho de Avô

Classificado pelo IGESPAR, como Imóvel de Interesse Público

Solar Pina Ferraz

Solar Pina Ferraz / "Casa da Obra" (Aldeia das Dez)

• Photo of Shingen

Shingen Jun 13, 2013

Excelente!

• Photo of www.100atalhos.com

www.100atalhos.com Jun 18, 2013

Olá "shingen"! Obrigado pelo teu "Feedback" em relação a este percurso.

Um abraço,
    Luís Veloso

• Photo of Shingen

Shingen Jun 18, 2013

Foi com prazer que o fiz, vocês são uma excelente referência.

Um abraço

• Photo of Trekker for life

Trekker for life Jul 22, 2016

Eu ainda não fui mas sei que vocês são muito bons e sigo-vos com muita confiança. Um abraço.

• Photo of Mufty

Mufty Feb 26, 2017

The next time you do this walk - let me know - I need encouragement!

• Photo of Cristina Rodrigues

Cristina Rodrigues Jul 7, 2017

Muito bom.

• Photo of Trekker for life

Trekker for life Jul 10, 2017

Percurso fantástico para fazer no verão e passar o dia na praia fluvial, fiz o ano passado e foi muito bom!

• Photo of 72michel

72michel Jul 2, 2019

En parte de la ruta la vegetación dificulta mucho el paso, lo que hace que sea muy incómodo seguir la ruta. Se nota que está muy poco transitada y es preferible seguir por la pista de tierra que va de Aldeia das Dez a Avó e incluso por la carretera que sube a la ermita de Sao Pedro.