Uploaded November 22, 2016

Recorded November 2016

2.5
5.0

near Alvoco da Serra, Guarda (Portugal)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"
Regressamos ao Parque Natural da Serra da Estrela, uma atividade já mítica no historial dos “Caminhantes”, para explorar a enorme beleza e biodiversidade à volta do ponto mais alto de Portugal continental. Foi aí, na Torre, que começamos o trilho. Descemos em direção a Alvoco da Serra por caminho, inicialmente de pé posto marcado com algumas mariolas, depois fizemos um pequeno corta-mato até encontrar o estradão florestal que nos levou até à entrada de Alvoco da Serra. Seguimos uns metros a N231 e baixamos em direção à igreja há procura do café da aldeia. Paragem para almoço e recuperar forças para o que nos esperava… Rota do Pastoreio! Percurso pedestre realizado pelos pastores para levar os rebanhos entre Alvoco da Serra e a Torre, ora num sentido ora noutro. São 7kms por trilhos em terra e rocha com desnível acumulado e positivo de 1400 metros até à Torre. O trilho é belíssimo, um dos mais belos do Parque Natural da Serra da Estrela… É um trilho difícil, principalmente para os menos habituados devido à sua extensão e fortes declives, para quem não estiver preparado fisicamente pode ser uma experiência dolorosa.
IMPORTANTE:
Este trilho não deve ser feito em dias de chuva ou mesmo de chuva nos dias anteriores, pois é feito sobre muita rocha íngreme que molhada constitui um sério perigo!