Moving time  one hour 30 minutes

Time  2 hours 40 minutes

Coordinates 1038

Uploaded January 2, 2018

Recorded January 2018

-
-
75 f
-7 f
0
0.9
1.8
3.66 mi

Viewed 689 times, downloaded 12 times

near Daniela, Santa Catarina (Brazil)

Praia do Pontal - Daniela. Pontal da Daniela - Floripa.

A Praia da Daniela é muito tranquila, com um mar calmo que parece uma lagoa com areia branquinha e finíssima uma praia preservada, cheia de manguezais em volta e vegetação de restinga. Um local fácil para se encantar com a tranquilidade e beleza dessa praia de águas quentes Possui uma infraestrutura bem pequena então é super recomendado levar guarda sol, cadeiras e lanches.

Seguindo a faixa de areia para o lado direitoo se tem acesso a praia do Forte e do próprio Forte, este tracklog corresponde a ida até o lado esquerdo da praia em direção ao Pontal da Daniela.

O Pontal é praticamente uma praia deserta que dá em uma baía natural, uma área que é a Estação Ecológica dos Carijós.

A Ponta da Daniela é um dos locais mais "diferentes" da ilha. O encontro do mar com um braço de rio formam uma ponta de areia branca no encontro das águas. Vale à pena ir lá para curtir a diferença entre o lado norte e sul. Ali é possível avistar o forte de Anhatomirim bem de pertinho e uma belíssima vista da Ilha e do Continente sendo também possível visualizar a Ponte Hercílio Luz.

Tanto na ida quanto no retorno foi-se recolhendo lixo trazido e deixado na praia por visitantes pouco educados e pela maré em si. Infelizmente foi encontrado muito lixo em todo o trajeto.

========================================================================
História da Praia Daniela
========================================================================
Já foi uma região de pouca importância para os antigos. Não havia habitantes, apenas alguns pescadores à procura de camarão, siri e berbigão. Estes animais se encontram nesta área justamente porque se desenvolvem em regiões de manguezais. É também por este motivo que a habitação nunca foi procurada – o solo é lodoso e muito úmido.

No início da década de 1970 a prefeitura aprovou o loteamento da região, apesar de ferir o artigo 2º do código florestal que afirma que regiões estabilizadoras de mangues e fixadoras de dunas devem ser preservadas.

O responsável pelo projeto de urbanização foi Sr. João Prudêncio de Amorim (empresário), que, na época, era dono de uma imobiliária que atendia nas cidades de Florianópolis e Biguaçu. Pouco mais de 1.000 lotes foram lançados pela Prefeitura de Florianópolis a venda no ano 1972 e ele foi o proprietário. Foram organizados lotes para construção de imóveis, ruas e praças.

A partir deste momento, a praia do Pontal passou a ser chamada de Balneário da Daniela, em homenagem a uma das netas de Prudêncio de Amorim.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Balneário Daniela ganhou este nome em homenagem a neta de um grande empresário local, o senhor João Prudêncio de Amorim. Porém este nome é usado somente em mapas turísticos, pois a legislação atual não permite nominar logradouros públicos com nomes de pessoas vivas, como é o caso de Daniela. Por isso a denominação primitiva e atual é Praia do Pontal.

Trilha realizada em amigos

Participantes: Johnny, Vanderlei Junior, Felipe e Gustavo.

LEMBRE-SE:
NUNCA deixe nenhuma forma de lixo nas trilhas, recolha o lixo que encontrar se for possível.
Preservemos a beleza natural do mundo.
A felicidade verdadeira deve ser compartilhada!
Beach

Praia da Daniela

Photo

Photo

Photo

Ponta da Daniela

Photo

Photo

Photo

Photo

Photo

Photo

Beach

Beach

2 comments

  • Photo of Trilheiro do Mundo

    Trilheiro do Mundo Jan 4, 2018

    Um belo passeio que vale pela beleza e tranquilidade do local!

  • Photo of Johnny S

    Johnny S Jan 10, 2018

    Não conhecia esta ponta. Muito bonita por sinal.

You can or this trail