Uploaded January 28, 2017

Recorded January 2017

1.7
3.4

near Ursulinas, Viana do Castelo (Portugal)

Este trilho faz parte da lista de percursos pedestres do concelho de Viana do Castelo. Infelizmente, esta documentação fornece muito pouco detalhe sobre este percurso em concreto.

O percurso inicia-se junto à Igreja de Santa Luzia e brinda-nos logo aí com uma panorâmica magnífica sobre a cidade de Viana do Castelo, o Rio Lima e a costa atlântica. A visita à igreja de Santa Luzia, a Citânia de Santa Luzia (um castro, muito próximo) e o cenário da foz do Lima são o que considero os principais motivos de interesse deste trilho. Como complemento temos o passeio junto aos canos de água na encosta poente da Serra de Santa Luzia e a visita à localidade de São Mamede.
Os miradouros da casinha dos aviões e do reservatório de água estão muito rodeados de vegetação e não merecem a expectativa que se dá a um miradouro. No caso da casinha dos aviões, o vandalismo tomou conta do edifício.

No início e fim deste trilho encontramos marcações que indicam que partilha partes do traçado com o PR10 VCT. Porém, como não encontro mais elementos para detalhar este PR10 VCT, apenas deixo aqui a referência à sua existência.

O trilho está sinalizado e, regra geral, orientamo-nos facilmente ao longo do percurso.
A cobertura florestal é abundante pelo que a exposição solar é baixa.
No momento em que percorri o trilho, os caminhos estão todos desimpedidos e em perfeitas condições, não havendo obstáculos a ultrapassar. As excepções são os desvios até à mina de água (ao km 2,2) e até à Azenha Velha (ao km 4,0) que têm muito mato a barrar a passagem. No caso da Azenha Velha, não a consegui alcançar.
Apesar da presença de mato que já referi, considero a Dificuldade Técnica como "Fácil".

Boas Caminhadas!
Sacred architecture

Igreja de Santa Luzia

Picnic

Parque de Merendas

Ruins

Azenha Velha. Queda de Água.

Sacred architecture

Capela de São Mamede

Casinha dos Aviões. Miradouro.

Picnic

Parque de Merendas

Archaeological site

Citânia de Santa Luzia

Refuge

Pousada Viana do Castelo

Train stop

Elevador Funicular de Santa Luzia (Estação Superior)

Elevador Funicular de Santa Luzia (Estação Inferiror)