Uploaded January 28, 2017

Recorded January 2017

1.7
3.4

near Ursulinas, Viana do Castelo (Portugal)

Este trilho faz parte da lista de percursos pedestres do concelho de Viana do Castelo. Infelizmente, esta documentação fornece muito pouco detalhe sobre este percurso em concreto.

O percurso inicia-se junto à Igreja de Santa Luzia e brinda-nos logo aí com uma panorâmica magnífica sobre a cidade de Viana do Castelo, o Rio Lima e a costa atlântica. A visita à igreja de Santa Luzia, a Citânia de Santa Luzia (um castro, muito próximo) e o cenário da foz do Lima são o que considero os principais motivos de interesse deste trilho. Como complemento temos o passeio junto aos canos de água na encosta poente da Serra de Santa Luzia e a visita à localidade de São Mamede.
Os miradouros da casinha dos aviões e do reservatório de água estão muito rodeados de vegetação e não merecem a expectativa que se dá a um miradouro. No caso da casinha dos aviões, o vandalismo tomou conta do edifício.

No início e fim deste trilho encontramos marcações que indicam que partilha partes do traçado com o PR10 VCT. Porém, como não encontro mais elementos para detalhar este PR10 VCT, apenas deixo aqui a referência à sua existência.

O trilho está sinalizado e, regra geral, orientamo-nos facilmente ao longo do percurso.
A cobertura florestal é abundante pelo que a exposição solar é baixa.
No momento em que percorri o trilho, os caminhos estão todos desimpedidos e em perfeitas condições, não havendo obstáculos a ultrapassar. As excepções são os desvios até à mina de água (ao km 2,2) e até à Azenha Velha (ao km 4,0) que têm muito mato a barrar a passagem. No caso da Azenha Velha, não a consegui alcançar.
Apesar da presença de mato que já referi, considero a Dificuldade Técnica como "Fácil".

Boas Caminhadas!
Religious site

Igreja de Santa Luzia

Picnic

Parque de Merendas

Ruins

Azenha Velha. Queda de Água.

Religious site

Capela de São Mamede

Casinha dos Aviões. Miradouro.

Picnic

Parque de Merendas

Archaeological site

Citânia de Santa Luzia

Mountain hut

Pousada Viana do Castelo

Train stop

Elevador Funicular de Santa Luzia (Estação Superior)

Elevador Funicular de Santa Luzia (Estação Inferiror)

Escadório de Santa Luzia

• Photo of Filipe Abreu

Filipe Abreu Jun 8, 2020

A primeira parte do percurso até São Mamede, é bastante interessante, com alguns (poucos) pontos dificultados pela vegetação.
    Foi possível visitar todas os ramais, mas apesar de pitoresco, não encontramos nenhum motivo de interesse acrescido no ramal da Aldeia Velha de São Mamede.
    A saída de São Mamede pela estrada é quase desnecessária, podendo fazer-se a saída do lugar por uma caminho rural a SE; o troço necessário de estrada é monótono e exige atenção à circulação rodoviária mais frequente que o expectável.
    O percurso na estrada florestal de volta pela "casa dos aviõezinhos" é bastante amplo e rápido.
    Considero o percurso como "moderado" por limitar a circulação a fila indiana nos canos de água, acrescida das limitações inerentes à progressão num caminho estreito e sobrelevado.

• Photo of pgomesmonteiro

pgomesmonteiro Jul 3, 2020

Trilho muito interessante tanto pelo património natural como construido.
    A marcação está bem feita e bem conservada, apenas nalgumas zonas ramos secos e troncos de árvore caidos, mas sem nunca impedirem a progressão.
    Obrigado pela partilha

• Photo of Sandra.Silva

Sandra.Silva Sep 15, 2020

Percurso muito bonito. O trajeto feito pelos canos de água não apresenta grandes dificuldades, salvo algumas árvores caídas, mas com possibilidade de contornar.
    Vista incrível da Casinha dos Aviões!!

• Photo of Drago3

Drago3 Apr 15, 2021

trilho interessante bem perto de Viana do Castelo!