Uploaded August 27, 2015

Recorded August 2015

1.3
2.6

near Pregósa, Viana do Castelo (Portugal)

Este percurso desenrola-se nas freguesias de São Pedro d'Arcos e Fontão (concelho de Ponte de Lima).

Trata-se de um percurso implementado nas proximidades da Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d'Arcos (PPLBSPA). A flora e fauna desta Área Protegida é um dos pontos de interesse que nos propõem em vários passeios por percursos e rotas que aqui encontramos. O meio natural em que se insere esta Paisagem Protegida é gerado por um microclima em que o Rio Estorãos passa por esta zona muito plana, entre as encostas das Serras d'Arga e de Cabração e as margens do Rio Lima.

Porém, a área abrangida neste percurso diz respeito à zona imediatamente a poente da Paisagem Protegida, onde a presença humana ganha preponderância e temos a oportunidade de contactar com a atmosfera rural e o traço rústico das povoações, com os seus registos históricos e religiosos.
Os principais cartões de visita deste percurso são as igrejas de São Pedro de Arcos e de Fontão, as capelas de São Sebastião, Nossa Senhora das Necessidades, Nossa Senhora dos Remédios e de São Cristóvão, e os notáveis cruzeiros de São Pedro de Arcos e do Fontão.
Trata-se de uma temática predominantemente religiosa, com o complemento da envolvente rural e ambiental destas povoações.

Para este percurso, que se inicia em frente ao Centro de Interpretação Ambiental, está disponível uma descrição e um folheto.

O Centro de Interpretação Ambiental é o local onde podemos encontrar informação adicional sobre Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d'Arcos (PPLBSPA), a região envolvente e também sobre os restantes percursos existentes e que aqui se iniciam, a saber:
- PR1 PTL - Percurso da Lagoa (PR I, PPLBSPA). Está disponível uma descrição e um folheto;
- PR3 PTL - Percurso do Rio (PR III, PPLBSPA). Está disponível uma descrição e um folheto;
- PR4 PTL - Percurso da Veiga (PR IV, PPLBSPA). Está disponível uma descrição e um folheto;
- PR5 PTL - Percurso da Água (PR V , PPLBSPA). Está disponível uma descrição e um folheto.

Também enquadrados nesta área protegida estão implementados mais três percursos pedestres com início em outros locais:
- PR2 PTL - Percurso das Tapadas (PR II, PPLBSPA). Está disponível uma descrição e um folheto. Inicia-se próximo da Porta de Bertiandos;
- PR6 PTL - Rota do Solar (Rota I, PPLBSPA). Está disponível uma descrição e um folheto. Inicia-se próximo da Porta de Bertiandos;
- PR8 PTL - Rota da Azenha (Rota III, PPLBSPA). Está disponível uma descrição e um folheto. Inicia-se em frente à Quinta de Pentieiros.

Em frente à Quinta de Pentieiros encontramos também o início de um Percurso Pedestre de pequena rota, que termina na localidade de Cerquido: PR9 PTL - Percurso do Cerquido - Da Veiga à Serra (PR IX). Não encontrei informação on-line para este percurso, pelo que apenas posso partilhar convosco a foto do painel informativo do início do percurso.

Este percurso PR7 tem declives ligeiros e não há quaisquer obstáculos a ultrapassar.
Na maior parte do percurso encontramos sombras apenas de forma intermitente, pelo que existe alguma exposição solar.

O percurso está sinalizado de forma bastante razoável (no sentido contrário aos ponteiros do relógio) e existe informação clara nas bifurcações e entroncamentos para que se consiga distinguir este trilho do dos restantes percursos, uma vez que partilha partes do seu traçado com o PR5.
Quem decida fazer um planeamento mais cuidado pode combinar este percurso com alguns dos outros que enumerei, estendendo a distância percorrida e os cantos e recantos que pode visitar nesta agradável área protegida e área envolvente.

Boas caminhadas.

Refuge

Casa do Cuco

Centro de Recria da APACRA

Centro de Recria da APACRA - Associação Portuguesa dos Criadores de Bovinos de Raça Minhota (http://www.minhota.com.pt/).