Technical difficulty   Moderate

Time  4 hours 12 minutes

Coordinates 1006

Uploaded July 27, 2018

Recorded July 2018

-
-
1,258 f
668 f
0
1.9
3.8
7.51 mi

Viewed 5 times, downloaded 0 times

near Pé da Serra, Leiria (Portugal)

Hoje tirei o final da tarde para vir fazer um percurso que estava há demasiado tempo pendurado. Tantas foram as vezes que o quis fazer e tantas outras tive de adiar, mas de hoje não podia passar.
Embora já conhecesse parte do percurso de outras andanças, nunca tinha vindo ao parque de merendas da Corredoura, nem cruzado a parte superior da ferrovia, com a sua paisagem deslumbrante para Porto de Mós e para a serra.
O percurso faz-se todo muito bem, com piso plano em 80% dele, quase sempre pela ciclovia, que coincide com a antiga ferrovia das minas de carvão da Bezerra, da qual restam os vestígios dos túneis, paredões e placas informativas. Os pontos de paragem estão bem situados e com bons equipamentos, e as luzinhas a energia solar (muitas delas ainda em funcionamento) dão um visual muito bonito à noite. A ligação entre a parte superior e o vale faz-se através de estradões e trilhos, passando por várias casas de pedra abandonadas e cruzando uma crista rochosa em pleno vale.
O facto de ter encontrado várias pessoas pelo caminho a uma terça-feira à tarde, atesta bem a importância do percurso, do seu traçado e paisagem.
Durante o trajeto, e apesar de não ser a época mais propícia para ver fauna e flora, pude ver um esquilo a trepar um pinheiro com a sua pinha na boca, além dos habituais orégãos em flor.
A parte final foi feita já de noite, o que emprestou uma outra beleza à caminhada, com a vila de Porto de Mós toda iluminada, com a Lua quase cheia a aparecer entre as nuvens e uma temperatura agradável, já que o vale está protegido do vento.
A parte do vale também é interessante. Passa-se por duas fontes que têm água todo o ano, a da Cabra e a do Val, e alguns campos agrícolas que, outrora, foram amanhados.
Na parte alta do percurso, há ainda a registar a passagem por alguns moinhos de vento.


Realizado dia 24 de julho, 2018

Dificuldade [2/5]
Beleza cénica [3/5]
Satisfação final [4/5]
  • Photo of Fonte do Val
Dizem os mais antigos que esta água é muito boa para consumo e em outros tempos era ponto de paragem para beber dela. Também se dava água desta fonte aos animais, numa pequena pia que houve junto ao trilho, quando vinham das lavouras agrícolas e dos pastos. Mesmo no pico de um Verão sequeiro a fonte mantém se com água, como se pode observar no local.

Comments

    You can or this trail