Uploaded February 8, 2016

Recorded February 2016

1.3
2.7

near Germil de Baixo, Viana do Castelo (Portugal)

Este trilho desenrola-se na freguesia de Germil (concelho de Ponte da Barca) e convida-nos a conhecer a localidade de Germil propriamente dita e as encostas do vale onde o Rio Germil também toma forma.

Os pontos de interesse deste percurso são de natureza ambiental, paisagística e cultural: as vistas sobre o vale do Rio Germil (no flanco norte da Serra Amarela), o vale do Rio Lima e as encostas da serra do soajo viradas a sul; bonitos bosques de carvalhos; a típica paisagem rural associada à agrigultura de subsistência e a criação de gado.

Podemos encontrar o folheto com a descrição deste trilho nos sites do ICNF, ADERE ou WalkingPortugal.

O Percurso Pedestre de Grande Rota GR34 - Trilho interpretativo da Serra Amarela tem o mesmo traçado que este entre os km 0,3 e 2,5.

Incluí duas pequenas extensões, que não pertencem ao percurso oficial: entre os km 0,4 e 0,8 visitei o "Miradouro do Fragão" e a "Cascata de Portavênse"; entre os km 6,1 e 6,6 desci um pouco até à margem direita do Rio Germil, para visitar o vértice do "Fojo do Lobo de Germil", que fica na margem oposta.

O trilho está sinalizado de forma impecável e não existem dificuldades a ultrapassar, pelo que classifico a Dificuldade Técnica como "Fácil". Além das marcações habituais encontramos placas informativas adicionais que, na minha opinião, valorizam bastante o trilho. Segundo julgo, estas placas e muita da manutenção do trilho tem a dever à Associação Péd'Rios, a quem desde já agradeço. São visíveis os trabalhos recentes de limpeza do trilho.

Em boa parte do trilho (até ao km 5,5) existe pouca cobertura florestal, pelo que a exposição solar pode tornar-se significativa.

Boas Caminhadas!

Intersection

Desvio à direita para o Fojo do Lobo

• EJA Feb 17, 2018

We did this trail in September 2017. A very dry month so no waterfall. A very beautiful walk and the ancient trails are impressive underfoot. The wolf trap is plain to see and awesome