Uploaded January 31, 2017

Recorded January 2017

2.2
4.3

near Porta Cova, Viana do Castelo (Portugal)

Este trilho está implementado na freguesia do Sistelo, concelho de Arcos de Valdevez, e leva-nos a visitar um bonito troço da margem esquerda do Rio Vez, nas encostas da Serra da Peneda. Inicia-se na localidade de Porta Cova e vai subindo para nascente por entre um fantástico cenário de terrenos agrícolas em socalcos, bonitos bosques de carvalhos, algumas zonas de montanha mais nua e exemplares bastante genuinos de brandas.
Trata-se de uma viagem no tempo que nos é oferecida desde que se abandona a "civilização" e nos aproximamos das origens do Rio Vez e do seu antigo circo claciar.
A actividade humana de agricultura de subsistência está sempre presente e podemos contemplar uma mistura de cenários de natureza milenar moldados pela acção secular das gentes desta terra agreste.

Podemos encontrar documentação relativa a este percurso na WalkingPortugal, onde está disponível um folheto em pdf que podemos descarregar.

Cerca de 50 metros depois do início do trilho surge a interligação deste com outros dois:
- A Rota Temática dos Peregrinos e Romeiros da Peneda - Rota do sistelo, que ao km 6,0 (na Branda do Furado) prossegue para a Branda d'Aveleira.
- A GR AVV - Travessia das Serras Peneda e Soajo, que ao km 6,4 (na fonte dos Lameirões) prossegue para a Branda do Real.

O trilho está sinalizado, mas encontramos muitos pontos em que a falta de marcações nos obriga a recorrer a mapas ou gps para se prosseguir no trilho.
A cobertura florestal existe apenas em parte do trilho, pelo que existe alguma exposição solar.
Assim, considero a Dificuldade Técnica como "Moderada".

Boas Caminhadas!
Início. Estacionamento.
GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e Soajo. PR1 AVV - Rota do Sistelo (Romeiros da Peneda).
Rio de Porta Cova
Porta Cova
Ribeira
Bifurcação. Interligação com o PR10 AVV - Rota de Montanha entre Brandas.
Pontelha
Branda de Pardelhas
Penedo do Valbom
Sinalização da "Branda do Furado"
Cancela
Branda do Furado
Interligação com o PR1 AVV - Rota do Sistelo (Romeiros da Peneda)
Fonte de Lameirões. Interligação com a GR1 AVV - Travessia das Serras da Peneda e Soajo
Chã. Miradouro.
Cortelha

• Photo of rooth

rooth Nov 29, 2018

Vanaf de top naar beneden ( looprichting rechtsom) even verdwaald. Zie mijn route.