Uploaded September 24, 2015

Recorded September 2015

1.8
3.7

near Junto, Viana do Castelo (Portugal)

Este é um trilho que percorre encostas da serra amarela viradas para o vale do Rio Lima, na freguesia de Britelo (concelho de Ponte da Barca).
Para além dos monumentos megalíticos propriamente ditos, os principais pontos de interesse são os cenários da Serra Amarela e as vistas para a Serra do Soajo e o Vale do Rio Lima.
Encontramos a descrição do percurso e o folheto habitual nos sites do ICNF, ADERE ou WalkingPortugal.

O percurso tem início e fim junto da Fonte da Lata, dentro da localidade de Britelo. Não existe o habitual painel informativo.
A maior parte dos pontos de interesse do trilho encontram-se num percurso circular a uma altitude que vai dos 360 metros aos 500 metros. A subida desde Britelo (a uma altitude de cerca de 125 metros) até esse troço circular, e posterior regresso, é feita num percurso linear que representa pouco mais de metade da distância total do trilho e é maioritariamente um estradão florestal em que se destaca apenas a vista sobre a Serra do Soajo e Vale do Rio Lima.
A parte circular do trilho oferece-nos cenários que justificam bem a visita e que (na minha opinião) ajudam a explicar a razão de o bicho homem ter escolhido estes locais para os seus monumentos funerários.
Tanto na Chã da Escusalha como no Vale da Coelheira tive dificuldade em identificar os diversos monumentos funerários no número que vem indicado no folheto do percurso. Cada Dolmen está situado no centro de uma Mamoa, o que facilita um pouco quem os procura, mas os monumentos restantes devem ser um pouco mais discretos.

Visitei o "Espigueiro, com Relógio de Sol" a convite do proprietário, que encontrei junto ao local. Trata-se de um terreno de propriedade privada.

O trilho está sinalizado, mas as marcas já começam a desaparecer, especialmente nos cruzamentos e entroncamentos. É esta a razão pela qual classifico a Dificuldade Técnica como "Moderada".
Não existem obstáculos a ultrapassar e, como aspecto positivo, noto que na zona de trilho circular é visível um trabalho recente de limpeza do mato que invade o carreiro e os monumentos.
As sombras são escassas, pelo que devemos contar sempre com alguma exposição solar.

Boas Caminhadas

Miradouro

Picnic

Antigos Viveiros

Archaeological site

Anta

Dolmen

Bridge

Pontelha (Ribeira da Abelheira)