• Photo of PR4 VLR – Caminho do Xisto de Água Formosa

Recorded August 2015

0.9
1.8

near Água Formosa, Castelo Branco (Portugal)

Água Formosa apresenta-se como uma das aldeias do concelho de Vila de Rei, talvez uma das mais antigas. A Ribeira da Galega atravessa a aldeia e ajuda na produção agrícola das suas gentes. As ruas são estreitas e casas tradicionalmente feitas de xisto, pelo que esta se encontra actualmente integrada na rede “Aldeias de Xisto”. O espaço é agradável e silencioso.

Iniciámos o percurso por um caminho calcetado e continuamos a andar pelo que outrora foram os trilhos de moleiros e agricultores da zona. Por entre as árvores e a ribeira que por esta altura do ano se encontra seca em grande parte do seu curso, vamos passando por lagares, açudes e antigas hortas. Onde a água resiste podemos ver cágados mediterrânicos (Mauremys leprosa) e alguns sinais de lontras.

No início e no fim do percurso somos confrontados com a “Fonte de Água Formosa”, a fonte que dá nome à aldeia. Esta encontra-se a cerca de 200 metros das casas numa pequena escarpa de xisto escavada para permitir o armazenamento de água, a água é potável pelo que se necessário é o sítio ideal para reabastecer os cantis.

Passámos por muitas zonas de pinhal (Pinus pinaster), mas também por medronheiros (Arbutus unedo), choupos (Populus spp), salgueiros (Salix spp) e eucaliptos, espécies por entre as quais o rosmaninho (Lavandula stoechas), o pilriteiro (Crataegus monogyna) e as estevas (Cistus ladanifer) vão nascendo.

Não os chegámos a avistar, mas várias pinhas roídas mostram o indício de esquilos-vermelhos (Sciurus vulgaris) na zona. O mesmo acontece em relação aos coelhos bravos (Oryctolaguscuniculus) e aos javalis (Sus scrofa). Já em relação à avifauna podemos avistar um casal de gaios (Garrulus glandarius) e um ou outro guarda-rios (Alcedo atthis), contudo ao olhar para os guias vemos a possibilidade de observar outras espécies como o milhafre-preto (Milvus migrans) ou a águia-de-bonelli (Aquila fasciata) por exemplo.

É também de atentar no centenário  “Lagar das Águas Altas”, um lagar de azeite em actividade até aos anos 70 e que se encontra hoje à espera de restauro. Logo ao lado vemos e caminhamos sobre as levadas que outrora conduziam a água que o fazia mover.

O percurso em causa é o “PR4 VLR - Caminho do Xisto de Água Formosa” e logo na entrada da aldeia encontramos um painel informativo com todas as informações necessárias para o percorrer. É um percurso circular que conta com cerca de 6 km e por esta altura do ano abundam as amoras que podem adoçar o caminho, o lugar é calmo e predomina o som do vento e o chilrear das aves, contudo na Primavera a melodia da água e das pequenas cascatas que ladeiam o percurso poderá acrescer a sua beleza.

• faria.jorge.miguel Apr 20, 2016

bastante agradável pois metade do percurso é feito ao lado dum ribeiro sempre com o som da agua , e tem varias pontes. começa numa aldeia de xisto.