Time  3 hours 59 minutes

Coordinates 1038

Uploaded October 12, 2017

Recorded October 2017

-
-
2,141 f
26 f
0
1.3
2.7
5.38 mi

Viewed 571 times, downloaded 33 times

near Fajazinha, Açores (Portugal)

Percurso linear que pode ser feito nos dois sentidos, mas recomenda-se começar junto ao Miradouro das Lagoas Negra e Comprida, com término oficial no Poço do Bacalhau, na Ponta da Fajã Grande.

O trilho decorre por caminhos de pé posto, dos quais alguns por linhas de água que tornam inevitável molhar e enlamear as botas, por alguns metros de asfalto, por tapetes de turfeiras, por estradão (caminho de bagacina) e, na falésia que descemos em direção à Fajã Grande, por degraus irregulares de pedra que nos ajudam a vencer o desnível ao longo dos vários cotovelos que ziguezagueiam a falésia.

O PR3 situa-se na Reserva Natural e na área de Paisagem Protegida, sendo de elevada beleza e, para quem gosta de percursos da natureza, este é um daqueles que ficam na memória.

A marcação do trilho é irrepreensível pelo que, com condições meteorológicas ideais, não se justifica ligar o GPS, embora este nos deva sempre fazer companhia.

Obs:
. Como fomos apenas dois, deixamos o carro de aluguer junto ao parque de merendas da zona balnear da Fajã Grande e com o contato feito na véspera, junto do guiché da empresa “Experience OC”, combinamos, por um preço justo, o transporte até ao ponto de partida no Miradouro das Lagoas, ficando desde aí por nossa conta o desfecho do percurso até ao ponto de chegada no Poço do Bacalhau.

. As condições meteorológicas (nuvens baixas e algum nevoeiro) não eram muito confortáveis no início da caminhada pelo que, como no ponto de partida o sinal de rede móvel era inexistente, por questões de segurança, optamos por gravar a trilha no App “Health”do S.Galaxy, para poupar a bateria do Garmin.

. Recomenda-se o uso de bastões, principalmente na descida da falésia, porque aí há que ter o máximo de cuidado com as escorregadelas nas pedras nos locais mais sombrios.
Fim

Comments

    You can or this trail