Uploaded August 8, 2017

Recorded August 2017

1.7
3.4

near Geres, Braga (Portugal)

Este trilho leva-nos a visitar as manchas florestais a nascente da vila de Gerês, Freguesia de Vilar da Veiga, Concelho de Terras de Bouro.
O percurso inicia-se junto à entrada do parque de campismo do Vidoeiro e sobe a encosta nascente do vale do Rio Gerês. De seguida percorre uma zona relativamente plana onde visita vários currais, que as gentes locais utilizam na criação de gado, até chegar ao Miradouro da Pedra Bela. Após apreciar as bonitas vistas sobre a albufeira da Barragem da Caniçada, descemos do Miradouro da Pedra Bela de volta para a base do vale, passando junto à Vila do Gerês.

Podemos encontrar a apresentação deste e de outros trilhos do concelho na página da Câmara Municipal de Terrras de Bouro num folheto que podemos descarregar.

O trilho está sinalizado, mas as marcações já não existem em diversos cruzamentos e entroncamentos. A simples a análise prévia do mapa existente no folheto pode não ser suficiente para uma progressão despreocupada. O uso de GPS é sempre uma boa medida de precaução.
Não existe o habitual painel informativo no início do percurso. Apenas a sinalização do ponto de início e um mapa com pouco detalhe.
Não encontrei obstáculos a ultrapassar. Os caminhos estavam todos desimpedidos.
A cobertura florestal existe ao longo de grande parte do percurso, pelo que a exposição solar é relativamente baixa.
Assim, considero a Dificuldade Técnica como "Moderada".
A subida inicial coloca alguma exigência física.

Boas Caminhadas!
Information

Início do percurso, N308-1

Camping

Parque de Campismo do Vidoeiro

Final do carreiro. Entrada em estradão.

Saída do estradão

Ribeiro da Lomba

Linha de Água

Entrada em estradão

Ruins

Casa do Guarda Florestal da Pedra Bela

Corga dos Carvalhos

• efeesse Apr 21, 2019

Climbing in the beginning, until 930m. Easy walk on top.