Uploaded June 26, 2017

Recorded June 2017

2.0
4.1

near Bravãis, Viana do Castelo (Portugal)

Os pontos de interesse onde este trilho se baseia são a arquitectura românica da Igreja (Mosteiro) de Bravães e o Mosteiro de São Martinho de Crasto.
O trilho liga estes dois exemplares da arquitectura românica percorrendo maioritariamente caminhos rurais e florestais das freguesias de Bravães e Crasto, no concelho de Ponte da Barca.
Pelo caminho é-nos dada a oportunidade de encontrar o típico cenário minhoto com o seu casario, agricultura de minifúndio, várias alminhas e cruzeiros, a passagem pela capela de Nossa Senhora da Pegadinha e bonitas vistas sobre os vales do Rio Lima e do Rio Vade.

Podemos encontrar a apresentação deste e de outros trilhos na página da Câmara Municipal de Ponte da Barca, onde também temos um folheto em pdf que podemos descarregar.

O início do trilho pode ser feito em diversos pontos, de acordo com o objectivo pretendido, pois existe o acesso por automóvel facilitado.
Quem concebeu o traçado propõe que se começe em qualquer um dos dois mosteiros que dão nome ao trilho, percorrendo troços lineares. Mas a maior parte do trilho percorre um anel na encosta virada para norte, para o Rio Lima. Este anel, pela sua configuração parecida com um oito, permite encurtar o percurso e/ou realizá-lo em duas etapas, conforme o pretendido.

O trilho está sinalizado, mas existem alguns pontos onde necessitamos de mais marcações, e com mais visibilidade. A piorar esta situação, o mapa disponibilizado no folheto de apresentação do trilho indica um traçado que não corresponde sempre ao que encontramos implementado no terreno. Impõe-se atenção e paciência a procurar as marcações, não sendo possível uma progressão despreocupada. O melhor é mesmo recorrer a equipamento com GPS!
Não encontrei obstáculos a ultrapassar, com os caminhos sempre desimpedidos.
A cobertura florestal existe apenas em partes do trilho, pelo que a exposição solar é moderada.
Assim, considero a Dificuldade Técnica como "Moderada".

Boas Caminhadas!

Calçada

Espigueiro

Refuge

Quinta do Morgado da Roda (Turismo Rural)

• mfog82 Apr 29, 2018

Os trilhos estão limpos e bem marcados. Paisagem panorâmica no ponto mais alto, na Pegadinha, para Barca com a serra da Peneda ao fundo.

• Fatigomes Jun 13, 2019

Trilho com alguma vegetação em alguns pontos. As indicações são todas precisas. Aproveitamos a vista sobre o maciço do Gerês, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez de um dos penedos existentes próximo do ponto mais alto do trilho. Vistas magnificas! Um dia perfeito.