Moving time  3 hours 7 minutes

Recorded July 2019

2.1
4.2

near Sistelo, Viana do Castelo (Portugal)

De manhã tínhamos realizado o PR27 "Miradouro da Estrica", após o almoço a ideia era percorrer parte da Ecovia do Vez, esta Ecovia, muito divulgada e bastante frequentada tem uma extensão total de 33km percorre a margem do Rio vez e parte da margem do Rio Lima no concelho de Arcos de Valdevez.
Como a Ecovia é linear, decidimos escolher um trilho circular que percorresse uma parte da Ecovia e outra parte por caminhos existentes alternativos à Ecovia.
Assim, a escolha recaiu num trilho já bastante utilizado por diversos caminheiros que percorre a encosta pela aldeia de Tabarca até à casa Florestal de Sobreira e o regresso pela Ecopista.
Mais uma vez iniciamos no centro de Sistelo e seguimos as marcações do PR25 "Trilho dos Passadiços", este PR segue em direcção à Capela Nª Sr.ª dos Aflitos, a partir daqui, deixamos as marcações do PR25 e viramos à esquerda para iniciar a subida por caminho florestal até à aldeia de Tabarca, nesta aldeia na encosta da Serra ainda perdura a agricultura em socalcos.
A partir da aldeia, inicia-se a descida por trilho de montanha e por caminho entre a diversa floresta, infelizmente bastante fustigada pelos incêndios, este caminho termina junto à Casa do Guarda Florestal da Sobreira, bem perto da estrada em alcatrão.
Passamos a estrada na Sobreira e seguimos pelo caminho em asfalto até ao Rio Vez, onde entramos na Ecovia no lugar indicado pela placa indicativa.
Esta Ecovia construída junto à margem do Rio Vez, leva-nos novamente até Sistelo, tem diversos passadiços em madeira, com quedas de água, antigos moinhos e a beleza natural do Rio fazem deste percurso muito interessante.
Percurso apenas marcado parcialmente, principalmente na subida até à aldeia de Tabarca e na descida até Sobreira, utilizar o GPS. depois de entrar na Ecovia não existe qualquer dificuldade.