Moving time  6 hours 16 minutes

Recorded December 2018

4.1
8.3

near Marialva, Guarda (Portugal)

Nesta época Natalícia a opção foi realizar uma caminhada bem no interior, mais propriamente, no concelho da Meda, para efectuar o PR2 "Ao Encontro dos Castelos".
Este PR, pertencente à Câmara Municipal da Meda está devidamente marcado e sinalizado, tem cerca de 26 km, percorre três localidades (Marialva, Meda e Longrovia) e atravessa os montes e vales tão características desta região.
Nós decidimos iniciar o percurso em Marialva, no sentido dos ponteiros do relógio.
Deixamos o carro no parque da entrada desta aldeia histórica e subimos ao Castelo, para uma visita ao seu interior. Este Castelo, com as muralhas a circundarem a antiga povoação e onde ainda existe uma Igreja e uma Capela muito bem cuidada, vale a pena perder algum tempo a percorrer interior deste Castelo.
Após a visita, descemos as ruas da aldeia e seguimos em direcção à Meda, vila e sede do concelho, o caminho bem definido e bem marcado, não tem qualquer dificuldade técnica, faz-se por entre os montes da região onde predomina o Sobreiro e a Oliveira e leva-nos até à Meda. Nesta vila, o percurso passa junto à Zona Desportiva e segue para Longrovia. Até Longrovia o percurso é sempre a descer, antes de chegar a esta aldeia, entramos em caminho em asfalto numa descida bastante acentuada para rapidamente começar a subir até ao Castelo de Longrovia. Este Castelo, com uma localização privilegiada é pequeno, mas bastante engraçado e dentro das muralhas ainda existe aquilo que foi um antigo cemitério.
Junto ao Castelo existe ainda uma Igreja com o espaço envolvente muito bem arranjado e foi aqui que decidimos almoçar.
Após o almoço seguimos o percurso por entre as ruas da aldeia, no entanto, saímos do trilho oficial para visitar as Termas de Longrovia, recentemente recuperadas e reestruturadas.
Regressamos ao percurso marcado e seguimos agora para Marialva onde iniciamos o PR, a distância a percorrer é de cerca de 10 km, primeiro por um caminho a descer, bem largo, até chegar junto ao Ribeiro, depois o percurso segue por trilho de montanha sempre a subir com o Ribeiro bem perto, este trilho sobe até à Quinta do Falhas, aldeia ainda habitada e depois segue por estradão num planalto, até iniciar a subida final por trilho murado onde predomina o granito e que termina na parte detrás do Castelo de Marialva. Esta última parte do percurso, o trilho é bastante interessante sempre a subir e que termina no Castelo de Marialva que faz parte das Aldeias Históricas de Portugal.
O percurso não tem qualquer dificuldade, no entanto, de realçar que são cerca de 26 km por isso o classifico de Moderado. Se realizarem este percurso no Verão ter atenção que é muito exposto ao Sol e com os pontos de abastecimento liquido apenas a serem possíveis nas localidades e que distam entre elas cerca de 9 km.