Uploaded May 20, 2019

Recorded May 2019

1.7
3.4

near Tulha Nova, Viseu (Portugal)

Chegamos de carro ao nosso destino de percurso (Igreja de Tulha Nova) vindo do lado das Portas de Montemuro, percorrendo paisagens arrebatadoras, e ziguezagueando por entre rebanhos de cabras.

O percurso em si convida a aventuras e descobertas, acompanhando campos verdejantes em socalco, zonas ribeirinhas com bosques de aveleiras, antigas calçadas de granito, vales por onde se despenham as águas em cascata, sendo esta a época do ano que nos parece mais acertada para percorrer esta rota, até pela floração que embeleza as encostas das serras, o que torna desculpável todo o esforço exigido na subida que leva à aldeia de Sobrado.

Em resumo, os pontos mais interessantes são, evidentemente, as estruturas das minas, que gostaríamos de ter percorrido um pouco mais (em busca dos morcegos), mas respeitamos o conselho do folheto do trilho. As aldeias de xisto, com destaque para a aldeia típica de Levadas (que pena o abandono), a igreja de S. Martinho e a imponente calçada granítica que serpenteia o caminho.

Esta pequena rota circular, encontra-se em geral bem sinalizada, se bem que existam três pontos que merecem a atenção de quem a pretenda realizar:

1) no Km 1.6, o trilho ladeia um muro de pedra e o terreno abateu para o lado do rio, formando uma vala profunda, tornando arriscada a passagem neste local, pelo que a solução foi recuar alguns metros e escolher um ponto que nos permitisse galgar o muro para a cota superior e seguir o caminho em direcção à sinalética vertical que se avista desde aí;

2) no Km 4.6, ao subir a calçada tradicional, que mais parece uma levada, a atenção está virada para escolher o melhor caminho para não encharcar demasiado as botas e pode passar despercebida a mudança de rumo do percurso (90º à esquerda) que nos obriga a transpor um pequeno muro de pedra solta, cuja marca está um pouco dissimulada;

3) no Km 4.83, a marca de rota, bem visível no muro de pedra de xisto, não oferece dúvidas de que o caminho é por aí, mas o desnível (estamos na cota superior de um muro de suporte de terras) e as ervas altas, deixavam algumas dúvidas até que descobrimos que a passagem foi tapada (?) com ramadas de giesta e algum arame. Limpo o obstáculo, colocamos um mariola no ponto de passagem. A partir daqui e durante longos metros o caminho é muito arbustivo e está dominado pelas ervas altas, pelo que requer mais atenção.
Door

Inicio (Capela de Tulha Nova)

Sacred architecture

Capela de S. Martinho de Moimenta

Risk

Zona de derrocada!

Ponte sobre o rio Tenente

Mine

Calçada e entrada de mina.

Minas da Moimenta

Ponte

Subida para a aldeia de Sobrado

Caminho barrado (afinal a serra também é delas)

Pormenor do percurso

Caminho e vistas para a aldeia de Sobreda

Ponte

Information

Transpor muro (a sinalética é pouco visível do lado oposto)