Uploaded June 13, 2015

Recorded June 2015

1.1
2.1

near Avelar, Viana do Castelo (Portugal)

Trata-se de um trilho relativamente curto nas encostas da serra do Soajo que nos leva da povoação de Lombadinha à povoação de Oucias acompanhando o leito da Ribeira de Porto Avelar, regressando a Lombadinha ao longo de caminhos um pouco mais elevados.

As vistas sobre este vale, as envolvência rural das duas povoações visitadas e os agradáveis bosques de carvalhos são os principais cartões de visita que quero destacar.

Existem publicações anteriores deste trilho da parte de outros colegas, pelo que pretendo partilhar informação adicional sobre o que podemos encontrar neste agradável passeio.

O trilho possui sinalização em bom estado e não existem obstáculos significativos a ultrapassar em condições de tempo seco, pelo que atribuo a Dificuldade Técnica de "Fácil". Após a queda significativa de chuvas a travessia de ribeiras pode tornar-se difícil, no mínimo (aos km 1,9 e 6,1). A exposição solar é moderada, havendo sombras frequentes ao longo do trilho.

O site da Porta do Mezio do Parque Nacional da Peneda Gerês apresenta apenas uma descrição do trilho. Podemos encontrar na WalkingPortugal a descrição, assim como um folheto.

Deparei-me com a surpresa de uma bonita unidade de turismo rural na localidade de Oucias, designada Arcos House, que será uma opção interessante para uns confortáveis dias de férias no recato deste cenário de montanha. O Waypoint "Miradouro" que incluo logo após a saída de Oucias é acessível por um caminho preparado recentemente (ao km 4,1) e me parece ser iniciativa deste empreendimento hoteleiro.