Uploaded April 30, 2016

Recorded April 2016

0.8
1.5

near Parada, Viana do Castelo (Portugal)

Encontramos este trilho na localidade de Parada do Lindoso (freguesia de Lindoso, concelho de Ponte da Barca) e encontramos ao longo do seu traçado muitos dos elementos mais característicos das aldeias minhotas: moinhos, eiras, espigueiros, alminhas, capelas e o casario feito de blocos de granito.
Para mais, há ainda a componente ambiental e paisagística desta encosta da serra amarela, virada para o vale do Rio Lima.
Finalmente, o apontamento mais notório deste trilho: as gravuras rupestres do Penedo do Encanto.

Este é um trilho relativamente curto e que partilha uma parte significativa do seu traçado com outro trilho oficial marcado: o PR1 PTB - Trilho dos Moinhos de Parada.
Ambos os trilhos têm início no mesmo local, junto à N203, sendo comum aos dois os seguintes troços:
- Desde o início até ao km 0,55;
- Desde o km 0,85 até ao km 1,3;
- Desde o km 3,2 até ao km 3,9
- Desde o km 4,5 até ao final.
Para quem pretenda uma caminhada mais longa, pode considerar a percurso conjunto dos dois trilhos.

Encontramos documentação relativa a este trilho no site do ICNF, onde apresentam a habitual descrição, assim como o folheto que podemos descarregar em ficheiro pdf.
Podemos encontrar idêntica documentação no site da ADERE e no site da Câmara Municipal de Ponte da Barca

O trilho está sinalizado e percorre sempre caminhos desimpedidos. Porém, a sinalização já está um tanto degradada e não permite que se percorra o trilho de forma despreocupada ou sem algum estudo prévio. Esta situação é agravada pelo facto de o trilho ter vários troços em comum com o "PR1 PTB - Trilho dos Moinhos de Parada": a sinalização de ambos os trilhos confunde-se e não há informação a esclarecer qual o caminho a seguir para cada um deles. Este é o motivo pelo qual classifico a Dificuldade Técnica como "Moderado".
Os caminhos percorridos são carreiros ou calçadas que estão desimpedidos, pelo que apenas há que ter em atenção pequenas ribeiras que aumentam de caudal nos dias após chuvas intensas.
Existe bastante cobertura florestal, pelo que a exposição solar é baixa.

Boas Caminhadas!

Penedo do encanto

Peixarrão

River

Pontelha (Ribeiro de Mulas)

Lages

Door

Cancela

• MarioliB Aug 4, 2019

Hermosa ruta, algún tramo de subida complicado, pero el paisaje vale la pena 💚