• Photo of Porto Covo » Vila Nova de Milfontes (Trilho dos Pescadores // Fishermen's Trail) - Rota Vicentina ®
  • Photo of Porto Covo » Vila Nova de Milfontes (Trilho dos Pescadores // Fishermen's Trail) - Rota Vicentina ®
  • Photo of Porto Covo » Vila Nova de Milfontes (Trilho dos Pescadores // Fishermen's Trail) - Rota Vicentina ®
  • Photo of Porto Covo » Vila Nova de Milfontes (Trilho dos Pescadores // Fishermen's Trail) - Rota Vicentina ®
  • Photo of Porto Covo » Vila Nova de Milfontes (Trilho dos Pescadores // Fishermen's Trail) - Rota Vicentina ®
  • Photo of Porto Covo » Vila Nova de Milfontes (Trilho dos Pescadores // Fishermen's Trail) - Rota Vicentina ®

Coordinates 1062

Uploaded June 18, 2012

Recorded June 2012

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
164 f
-25 f
0
3.0
6.1
12.12 mi

Viewed 4993 times, downloaded 187 times

near Porto Covo, Setúbal (Portugal)

Esta é a etapa das praias, em que irá caminhar ao longo dos extensos areais das Praias da Ilha do Pessegueiro, Aivados e Malhão e ainda descobrir pequenas enseadas desertas que o irão surpreender. É no entanto um percurso cansativo, dada a sua extensão e o piso sempre de areia.

This is the beaches stage, where you will walk along the vast sand dunes area of Ilha do Pessegueiro, Aivados and Malhão beaches and discover small deserted coves that will surprise you. It is a tiring walking day though, given its extension and the constant sandy terrain.

View more external

10 comments

  • walker65 Sep 17, 2012

    Percurso muito cansativo, segue sempre por areia e trilhos de viaturas 4x4.
    As marcas ou são inexistentes ou não marcam os desvios principais e não seguem os códigos internacionais, mais ainda, foram empregues estacas de madeira tratada verde, com as marcas horizontais a verde claro e verde escuro que se confundem mesmo a pequena distância com a vegetação da mesma côr.
    A lamentar que com tão pouca circulação de caminhantes já haja estacas queimadas (com fogueiras).
    Sugere-se que neste troço se procure um percurso alternativo mais para o interior e que afaste o trilho do piso de areia solta.

  • Photo of rotavicentina

    rotavicentina Sep 26, 2012

    Olá Walker 65 e obrigado pela sua mensagem,

    Esta é de facto a etapa mais cansativa do Trilho dos Pescadores, somando 20 km, em trilhos arenosos que se podem revelar cansativos.

    O caminho entre a Praia do Malhão e a Praia do Queimado não está integralmente sinalizado, sendo esta de facto a única excepção em toda a extensão do TP. Como forma de contornar esta situação foram colocadas placas informativas no início dos sectores sem sinalética que orientam os caminhantes a prosseguir da seguinte forma: "Com maré vazia, caminhe ao longo do areal; em alternativa, opte pela pista larga que contorna o extenso cordão dunar ao largo das praias dos Aivados, Galé e Malhão, seguindo as instruções que encontra nas placas."

    As cores da sinalética foram escolhidas de forma a causarem o menor impacto visual na paisagem. Quanto à questão que nos alerta relativamente às estacas queimadas, é uma evidência de alguns actos de vandalismo isolados que temos a lamentar. Sempre que necessário procederemos às susbstituição dos postes danificados de forma a manter o caminho bem sinalizado.

    Entre a Praia do Queimado e a Praia do Malhão o caminho poderá ser em alternativa feito pela praia, caso a maré esteja vazia, sendo a pista de areia que contorna as dunas a via normal e mais segura em dias de mar grande ou durante a maré cheia.

    O Trilho dos Pescadores, por se tratar de uma sucessão de trilhos com uma capacidade de carga reduzida e limitações técnicas, nomeadamente em termos de risco e grau de dificuldade, usa uma sinalética distinta, mas igualmente intuitiva para orientar o caminhante na direcção correcta.

    Cumprimentos e boas caminhadas,

    A equipa Rota Vicentina

  • Photo of Delfim Nobre

    Delfim Nobre Jan 12, 2015

    Para a equipa da Rota Vicentina,
    Desculpem, mas acho a vossa resposta, ao feedback do Walker 65, completamente autista e omissa em relação às graves falhas acima mencionadas, lesivas da promoção do percurso em causa e para a segurança das pessoas que nele se aventurarem.
    Obg/Cumpts
    Delfim Nobre

  • walker65 Jan 13, 2015

    Obrigado estimado Delfim pelo seu comentário, na verdade quando fiz este troço e mais alguns da RV, que nem sequer comentei, foi com a intenção de chamar a atenção dos responsáveis e voluntários que "marcaram",mal, na minha modesta opinião este trilho.
    Pois se como é objectivo do projecto RV, e passo a citar:

    "Afirmar o Sw de Portugal como destino internacional de turismo de natureza"

    Acho que os estrangeiros que o queiram fazer, (já não falo dos nacionais) não encontram ; primeiro, as marcas; segundo, nenhuma marca internacional de PR ou de GR (vermelho e amarelo e vermelho e branco) como é de uso internacional.

    O mimetismo das marcas é de tal ordem que se fosse possível inserir aqui fotos elas seriam invisíveis mesmo a poucos metros.

    Se este percurso que na realidade oferece paisagens quase virgens para todos nós que temos a paixão das caminhadas, tiver a vocação de ser transformado em PR ou GR o trabalho de marcação e desvio de alguns troços terá de ser refeito.

    Principalmente os troços em areia solta e percorridos por veículos 4X4 sem controlo terão de ser alterados.

  • Photo of Delfim Nobre

    Delfim Nobre Jan 13, 2015

    Caro Walker 65,
    Eu é que agradeço o alerta do seu feedback. É sempre informação preciosa para quem pense fazer o percurso e deveria sê-lo também para quem o mantém.

    Como diz e bem, a sinalética internacional está convencionada e define como percurso homologado aquele que consegue ser seguido por qualquer pessoa sem recurso a técnicas de orientação ou equipamentos.

    Não me parece que a Rota Vicentina queira atingir esta categoria que estaria em perfeita consonância com os objectivos alegados.

    Mas é pena não sabermos oferecer da melhor forma a excelência das condições naturais com que fomos agraciados.

    Um abraço e boas caminhadas


  • Robin Smit Sep 4, 2015

    Heel erg mooie route. Wij hebben deze op 21 juni 2015 gelopen vanuit Porto Covo. De route is zeer afwisselend en is erg goed aangegeven. De zee is altijd in de buurt en wij hebben op diverse plaatsen zeer aangenaam gezwommen (relatief koud water).
    https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/porto-covo-vila-nova-de-milfontes-trilho-dos-pescadores-fishermens-trail-rota-vicentina-r-2979425/photo-1222609

  • Parapary Sep 11, 2017

    I have followed this trail  View more

    Rota com vistas magnificas sobre o mar e a natureza

  • Photo of chisco

    chisco Apr 2, 2018

    I have followed this trail  verified  View more

    Muy bien señalizada y fácil de seguir con fantásticos paisajes. No hay ni un solo punto para repostar agua en toda la ruta lo que debe tenerse en cuenta ya que son unas cinco horas de marcha por terreno de arena que hace costoso el avanzar.

  • Photo of Wicky en Erick

    Wicky en Erick Jan 5, 2019

    I have followed this trail  verified  View more

    Prachtige route. Heel duidelijk gemarkeerd met groen/blauwe tekens en makkelijk te volgen.
    Zeer afwisselend door een schitterende natuur.

  • Christian Fenner Sep 11, 2019

    Nicely marked trail along the coast. Be aware that you walk in (deep) sand about 90% of the rime

You can or this trail