Uploaded November 28, 2020

Recorded November 2020

3.2
6.4

near Poços de Caldas, Minas Gerais (Brazil)

Com a pandemia iniciamos uma pesquisa por trilhas em municípios próximos, pra fazer bate e volta. Nas minhas pesquisas encontrei trilhas interessantes em Bom Jesus dos Perdões, Andradas, Jundiaí e Poços. Com tracklogs do Wikiloc montamos um itinerário no Google Earth para conhecer o máximo possível de cada local em um dia. Por isso as trilhas são longas e exigentes no preparo físico. Estas trilhas formam feitas em dias úteis no maior isolamento social, ninguém nas trilhas.
Poços de Caldas é uma das principais Estâncias Turísticas do sul de Minas Gerais, por estar na divisa com o Estado de São Paulo recebe muitos turistas paulistas. Conhecíamos Poços como turistas tradicionais, fontes de águas sulfurosas, fábrica de cristais, teleférico, Cristo, etc.
Em Poços de Caldas Iniciamos o percurso no Parque Fonte dos Amores, onde se inicia a Trilha do Cristo. Esta subida foi sem dúvida o trecho mais difícil do percurso, e por ser o primeiro quilometro com o corpo frio fica ainda pior. São 480m no interior de mata e 428 m em campo de altitude. A vista de Poços de cima do pedestal do Cristo é muito bonita.
Vencido esse trecho fomos para a rampa de voo livre, que agora conta até com barzinho. Depois da rampa seguimos um trecho de 9 km de sobe e desce até chegar à primeira Cachoeira, uma bela cachoeira com cerca de 5 metros de queda. Aqui fizemos uma pausa para um lanche.
Continuamos mais 1,5 km para chegar à segunda cachoeira, do mesmo rio, esta é muito maior, são 4 quedas, a primeira com 20 m. Descemos uma trilha acompanhando o rio até o topo da segunda queda e pudemos observar que existem outras duas, a segunda e terceira queda são bem menores, cerca de 2 ou 3 metros. A última queda bem abaixo não deu pra ter ideia da altura. Estas cachoeiras estão inseridas num pequeno vale escavado na rocha pela ação da água. Um lugar lindo. A 50 metros do topo da cachoeira existe uma casa abandonada. Para chegar à cachoeira passamos por algumas placas de proibindo a entrada e uma porteira que foi derrubada pelos cupins.
Seguimos caminho para a Pedra Balão e Dedo de Deus, foram mais 2,5 km para chegar no Balão. Depois subimos o morro para chegar ao Dedo de Deus, 70 metros de desnível, nada demais, mas naquele momento depois de tanto sobe/desce pareceu que era uns 150 m. A vista de cima desse morro é muito bonita, valeu a pena.
Agora pé na trilha em de volta à cidade, andamos 2,5 km e chegamos a um portão fechado na entrada na estradinha, passamos por uma trilha do lado esquerdo e pulamos a cerca e só então descobrimos que o complexo que inclui a Pedra Balão, o Dedo de Deus e a Tirolesa está fechado para visitação. Infelizmente entramos sem autorização por não saber dessa restrição.

Nossa intenção era descer pela trilha do Cristo, mas o tempo estava ameaçando chuva e acertadamente descemos pelo asfalto, caminho mais rápido. Chegamos ao carro demos uma pausa para outro lanchinho antes de pegar a estrada, não demorou e a chuva caiu, com água e granizo.

Este percurso foi quase todo por trilhas, um pouco de estrada de terra para retornar da Pedra Balão e a estrada de asfalto descendo até a cidade. Para montar o percurso eu utilizei os tracklogs:

Etrex 32x

Placa Trilha do Cristo

Vista

Saída da mata início do descampado.

Placa

Cristo de Poços de Caldas

Vista de cima do Pedestal do Cristo

Vista a partir da Rampa de voo livre

Continuar em frente

Trilha a direita

Esquerda

Saída da trilha e virar direita

Entrar na trilha a esquerda

Mirante

Trilha

Mineração

Crateras abertas pela mineração.

Pirambeira

Fim da mata

local descampado

Placa da mineradora

Intersection

Porteira, passar e virar à esquerda

Bromélia

Campo de flores

Waterfall

Cachoeira

Conjunto de 4 Cachoeiras a maior com queda de 20 metros.

Seguir à direita

Intersection

Passar e seguir à direita

Tirolesa

Árvore

• Photo of Washington Nobre

Washington Nobre Mar 2, 2021

Boa tarde. Muito bom este seu trek.

caso fosse ser feito em 2 dias, com algum acampamento onde para vc seria um bom lugar para se realizado este acampamento?

grato.

• Photo of aacoelho

aacoelho Mar 2, 2021

Olá Washington
    Eu acho que o melhor lugar para acampar é próximo à segunda cachoeira, o local está identificado como "campo de flores" no meu trek. No local existe uma casa abandonada e o terreno é todo plano e arborizado, mas não sei se tem algum problema acampar ali.

• Photo of Washington Nobre

Washington Nobre Mar 3, 2021

Valeu pelo retorno.
    Estou pesquisando lugares,rotas , trilhas, um pouco fora do tradicional.

Acho que farei a de São Pedro que tu fez.