Rss

Recorded September 2015

0.9
1.8

near Mauá, Rio de Janeiro (Brazil)

Caminhada de esforço físico leve. A orientação é fácil, apesar da ausência de sinalização indicativa. A caminhada segue pela estrada de chão até uma porteira, com placas educativas sobre eucaliptos. Daí, chega-se a uma residência e depois à trilha por dentro da floresta.
Waterfall

Intersection

A direita, subindo.

Luís Felipe Backpacker Oct 10, 2015

Amigo, até onde posso ir com o carro?
    Até o começo dessa trilha dá pra ir de carro, ou dá pra subir um pouco mais?

Rss Oct 10, 2015

Até a porteira que tem placas educativas. As placas falam sobre árvores exóticas e alienígenas ao ecossistema dali. Depois dessa porteira eu duvido que passe carro. Ou seja, na dúvida, vá até onde seu carro consegue ir sem ter 4x4. Depois desse ponto você saberá que não dá mais pra passar e voltará. Mas é uma porteira mesmo. Não é um portal. Pois tem alguns portais até lá. Com placas de proibido passar, inclusive. Não sei até onde é verdade ou não. Sei que à pé foi só passar e não teve problema.

Luís Felipe Backpacker Oct 12, 2015

Amigo, fui ontem lá!
    Mas agora o proprietário fez uma porteira, proibindo a passagem das pessoas!
    Conversei com ele no dia, e me disse que irá reabrir a trilha em dezembro, porque irá promover a manutenção e a regularização da mesma
    Possivelmente será cobrado um 'pedágio' do proprietário para as pessoas que quiserem visitar a cachoeira.
    Imagino que isso deve ter ocorrido devido ao excesso de algumas pessoas que iam visitar, mas acabavam deixando mais do que pegadas para trás.

Rss Oct 12, 2015

Ou é só a privatização da natureza mesmo.

Luís Felipe Backpacker Oct 14, 2015

Também isso!
    É o que ocorre mais no Brasil!
    Descobri com um habitante lá na Serrinha do Alambari, que tem uma trilha alternativa para chegar na Cachoeira, mas é muito mais aventura.
    Logo depois do camping Brasil, tem uma pousada chamada "Alta da Serrinha" (se eu não me engano, é isso mesmo). É só entrar na pousada e perguntar onde fica o rio. Quando chegar no rio, é só subir ele, até chegar na cachu. Deve dar 1 hora de trilha, mais ou menos. Deve ser um trepa pedra infinito, mas deve ser uma trilha irada.

Rss Oct 14, 2015

É verdade, camarada. Em outros lugares é até pior. Rolam umas barreiras de casas que desafiam nossa astúcia para entrar no curso dos rios, rs. Então, isso que te falaram é verdade. Deve ser muito bom mesmo. Se tiver com o mapa offline do wikiloc, é só ligar o gps e ir margeando o rio e trepando pedra. Tem outros poços lindos nesse rio aí cara. Eu fui em alguns que nem nome deve ter. Ou se vai caçando entradas em cercas pela direita da estrada, ou se sobe pelas pedras do rio mesmo. O que sempre vale a pena, rs.

iuri lacerda santos Nov 19, 2018

Trilha super tranquila, só não gostei do valor que eu paguei. Achei bem alto.

Rss Nov 19, 2018

Qual foi o valor? Na época que gravei o tracklog, não tinha cobrança. Mas também acredito que poucos conheciam e frequentavam. A Serrinha foi descoberta e algumas coisas mudaram por lá. Os acessos, principalmente. Isso me faz até pensar duas vezes antes de postar certas coisas.

iuri lacerda santos Nov 19, 2018

R$ 35 por pessoa, e comparações com outros lugares é um valor bem alto.

Rss Nov 19, 2018

Mais que no camping, inclusive.

iuri lacerda santos Nov 19, 2018

Sim, o camping é r$ 17,00 com 6 cachoeiras, e ainda tem lugar para almoçar.