Moving time  one hour 29 minutes

Time  3 hours 22 minutes

Coordinates 1072

Uploaded April 28, 2019

Recorded April 2019

  • Rating

     
  • Information

     
  • Easy to follow

     
  • Scenery

     
-
-
6,676 f
5,757 f
0
1.0
1.9
3.87 mi

Viewed 253 times, downloaded 22 times

near Monte Verde, Minas Gerais (Brazil)

Trilha ao cume do Pico Selado, na cordilheira que faz divisa entre os municípios de Camanducaia (MG) e São José dos Campos (SP).

Monte Verde é um distrito de Camanducaia, cidade mineira, conhecido especialmente por paulistas que querem uma cidade fria e rústica - fugindo da pré-fabricada Campos do Jordão. Além das temperaturas baixas e da infinidade de restaurantes e pousadas, a localidade oferece ao visitante esta deliciosa caminhada que leva a uma altitude de mais de 2000 metros.

Há duas entradas para a trilha, uma pelo lado Leste e outra pela metade do percurso, a Norte - feita por este tracklog.

Na minha caminhada, fui desta entrada apenas para o Pico Selado - o ponto mais alto, na extremidade Oeste - porém a trilha segue a Leste até outro pico e para a entrada Leste.

O ponto inicial do tracklog é o último onde você pode estacionar o carro. À frente há um portão trancado, que dá acesso a uma estação de captação de água. No começo, a caminhada segue morro acima por estrada aberta até a entrada de um sítio privado. À esquerda dos portões deste sítio, começa a trilha propriamente dita. Chega-se à beira de um lago artificial, integrante do sistema de captação de água, até entrar, à esquerda, na floresta.

No primeiro trecho, a trilha segue em aclive leve pela encosta Norte da cordilheira, até atingir a linha de cumeeira. Como disse antes, você desemboca na trilha principal que sege tanto a Oeste quanto a Leste. Segui apenas para Oeste (direita).

A continuação da trilha é muito bem marcada, num trecho de floresta em recuperação. A área é da empresa Melhoramentos, que tem muitas terras por ali. Eles colocaram placas com um telefone em caso de emergências.

Cuidado no atoleiro pra não se perder nas trilhas alternativas, é preciso passar por ele. Depois, a trilha segue por vezes em grandes rochas, que dão aberturas pra vista de Monte Verde e arredores, e por vezes dentro da floresta, com raízes e troncos ficando mais comuns. Tudo bem aberto e fácil de encontrar, mesmo ao final de um trecho em rocha.

Na hora de subir a pedra do cume, a dificuldade sobe para moderada. A forma de acessar sem utilizar uma corda é subindo primeiro a pedra anexa, em escalada. Depois, é preciso pular um vão de aproximadamente 50 cm que separa as duas pedras. Mais uns 2 metros e você estará no topo. Cuidado lá em cima: o vento pode estar forte descendo a serra em direção ao vale do Paraíba, e será difícil ficar de pé. Precisei segurar bem o celular, se não ele poderia voar. Uma blusa térmica é boa opção se não estiver num dia quente.

Retire a tampa de metal que protege o caderno dos desbravadores, assine o seu nome e guarde a lembrança de mais um pico conquistado.
Photo

Começo

Photo

Por aqui

Photo

Porta

Photo

Direita

Photo

Cumeeira

Photo

Pico

Photo

Pico

Photo

Cume

Photo

Siga pelo atoleito

1 comment

  • Photo of Fabio J V Santos

    Fabio J V Santos Jan 20, 2020

    I have followed this trail  View more

    excelente trilha

You can or this trail