Time  6 hours 19 minutes

Coordinates 1630

Uploaded September 14, 2019

Recorded September 2019

-
-
6,828 f
4,411 f
0
2.1
4.3
8.55 mi

Viewed 91 times, downloaded 6 times

near Caldevilla, Castilla y León (España)

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"


PICO GILDAR E CEBOLLEDA CIRCUITO DESDE PUERTO DE PANDARRUEDA

A ascensão do Pico Gildar (2078m) desde o Puerto de Panderruedas é um trilho acessível devido à curta distância e desnível a vencer, sendo ideal para fazer no que resta do dia da viagem, como foi no nosso caso, que viajamos de Portugal bem cedo.

El Gildar, é o pico mais alto de um interessante sector da Cordilheira que se prolonga brevemente entre os Puertos de Pandetrave e Panderruedas. É precisamente desde o Puerto de Panderruedas, onde se une o Maciço Ocidental dos Picos de Europa à Cordilheira, o local onde se realiza normalmente a ascensão ao Gildar. Este pico preside, no extremo ocidental del cordel, um circo de cumes onde tem origem o Rio de Cares: El Circo de Frañana.

O percurso realizado para a ascensão parte de Puerto de Panderruedas, percorre os cumes do extremo ocidental del cordel, Cebolleda (2054m) e Gildar (2078m), sendo o itinerário de regresso pelo Valle de Frañana.


Pico Gildar 2078m

Passava um pouco do meio-dia quando chegamos ao Puerto de Panderruedas. O local estava encoberto por uma forte neblina. Aproveitamos para almoçar e depois de um compasso de espera o céu começou a abrir, confirmando-se as previsões de melhorias para a tarde. Mochilas às costas, atravessamos a estrada em direção à placa do Parque Nacional e seguimos pelo caminho florestal que segue pela direita em direção à fonte de Panderruedas (SW) para entrar num bosque de faias (Las Llamas).

O trilho segue por um denso bosque até encontramos uma bifurcação, seguimos o caminho que vai para a esquerda (SE) em direção ao Collado de La Vieja, onde surgem vários trilhos, seguimos pelo do meio até sair do bosque, agora por um simples caminho de pé posto cada vez menos visível.

Ao sair do bosque temos magnificas panorâmicas, à direita do Valle de Iglesias e à esquerda de Hoyas de Frañana, com os maciços dos Picos de Europa (El Cornion e Los Urrieles). Continuamos a subida por uma colina (N-S) entre vegetação de giesta e urze abundantes até alcançar o Collado de Sotres. Neste local temos outra magnifica panorâmica do Circo de Frañana, com uma cabana de pastores ao fundo. Em frente, El Gildar, formando o collado com Peña Cebolleda, cume de aspeto mais agressivo que o Gildar.

A partir daqui não há possibilidade de engano, seguimos sempre ao longo da aresta (W-E) até ao Collado NO de Cebolleda. Agora, optamos por ascender à Peña Cebolleda (2054m) e percorrer toda a sua impressionante aresta até ao Collado del Gildar.


Aresta de Cebolleda

Esta aresta, sem ser difícil, apresenta alguns passos aéreos perigosos para pessoas que não estejam habituadas ou sofram de vertigens. Em alternativa e para evitar a aresta, depois de ascender à Peña Cebolleda, retroceder até ao Collado NO de Cebolleda e a partir de aqui contornar o cume por caminho bem definido até ao Collado de Gildar, desta forma evita-se os passos mais expostos e perigosos da Aresta de Cebolleda.

Do Collado de Gildar, segue-se por um caminho de pé posto e ascende-se sem nenhuma dificuldade ao Pico Gildar (2078m). A vista panorâmica deste cume é magnífica sobre o Maciço Ocidental (Moledizos, Peña Santa, Torre Bermeja) e Maciço Central (Torre de La Palanca, Torre de Llambrión, El Friero). Mas também podemos ver El Coriscao, La Peña Gabanceda e, em dias de céu limpo, o Pico de Múrcia, El Espigüete e a oeste o Maciço de Mampodre.

O itinerário de regresso, foi pela Majada de Frañana. Retrocedemos ao Collado de Gildar e começamos a descer em direção a Hoyas de Frañana por caminho de pé posto, em alguns momentos muito mal definido, atravessando uma zona de prados até alcançar a Majada de Frañana onde existe uma cabana de pastores e um curral para o gado.

O trilho continua em direção ao rio de águas cristalinas, trata-se do Rio Cares, a sua nascente situa-se nas Hoyas de Frañana, atravessamos o pequeno leito do rio e seguimos pelo caminho florestal. Chegamos a um ponto onde o caminho se desvia claramente à direita, aqui abandonamos o caminho florestal para seguir diretamente a uma zona plana e aberta junto ao rio. Não existe caminho definido, orientamos-nos pelo GPS. Atravessamos os Prados de Uruy seguindo um curso de água até encontrar um caminho bem definido que nos leva até à Ponte de Frañana sobre o Rio Cares, local de interseção com o Camiño Viejo de Valdeón. Atravessamos a ponte e seguimos o caminho florestal por dois quilómetros sempre a subir até Puerto de Panderruedas, local de termino deste circuito.


FICHA TÉCNICA
Dia 11 de setembro 2019
Percurso: Puerto de Panderruedas - Collado de la Vieja - Collado de Sotres - Collado NO Cebolleda - Peña Cebolleda - Collado Gildar - Pico Gildar - Hoyas de Frañana - Majada de Frañana - Prados de Uruy - Puente de Frañana - Camiño Viejo de Valdeón - Puerto de Panderruedas
Distancia: 13,8 km
Duração: 6h19min
Tempo em movimento: 4h14min
Tempo parado: 2h05min
Movimento médio: 3,25kms/h
Acumulado positivo: 1038m
Acumulado negativo: 1036m





Se gosta das nossas trilhas adicione a sua avaliação no final da página.
Obrigado pelo seu comentário e avaliação.

Si te gusta nuestras rutas haz tu propia valoración al final de la página.
Gracias por tu comentario y valoración.

If you like our trails, leave your own review at the end of the page.
Thank you for your comment and review.

A equipa Caminhantes
Waypoint

PUERTO DE PANDERRUEDAS

Waypoint

BOSQUE

Waypoint

COLLADO DE LA VIEJA

Waypoint

VISTA MACIZO

Waypoint

CIMA CRISTERIO (N-S)

Waypoint

COLLADO DE SOTRES

Waypoint

CRESTERIO (W-E)

Waypoint

COLLADO DE CEBOLLEDA (N-O)

Waypoint

PEÑA CEBOLLEDA (2054M)

Waypoint

CRESTA DE CEBOLLEDA

Waypoint

COLLADO DE GILDAR

Waypoint

PICO GILDAR (2078M)

Waypoint

HOYAS DE FRAÑANA

Waypoint

PRADOS FRAÑANA

Waypoint

MAJADA DE FRAÑANA

Waypoint

RIO CARES

Waypoint

PISTA EN BOSQUE

Waypoint

PRADOS DE URUY

Waypoint

PUENTE DE FREÑANA (RIO CARES)

Comments

    You can or this trail