Technical difficulty   Difficult

Time  6 hours 19 minutes

Coordinates 6521

Uploaded January 13, 2013

Recorded January 2013

-
-
3,452 f
1,311 f
0
2.5
4.9
9.88 mi

Viewed 4143 times, downloaded 36 times

near Macieira, Viseu (Portugal)

Percurso(não assinalado) com início num parque de merendas ao pé do Alto de São Macário. Descida por estrada de alcatrão até à Aldeia da Pena. (tem café e restaurantes). Da Aldeia da Pena até Covas do Rio ("Caminho onde o morto matou o vivo") distam apenas 4,5 Km. No entanto, demoramos 1 hora a descer 1,5Km (com 200 metros de desnível) cujo caminho é cheio de pedras soltas e que com humidade são extremamente escorregadias. Contudo, tem uma bela cascata.
Covas do Rio é o ponto mais baixo(420 metros). Depois é sempre a subir até à Serra de São Macário. Uma parte inicial é realizada por estrada de alcatrão mas depois é sempre realizado por caminho de terra batida. Faz-se muito bem no outono/ inverno. Se realizar esta caminhada em tempo quente, avisa-se que as sombras não abundam e que terão de subir perto de 640 metros ao londo de 8,5Km. Poderá não ser agradável.
Portanto, a principal dificuldade é a descida de 1,5Km depois da Aldeia da Pena que deverá ser realizada com extremo cuidado.
Destaca-se, e muito, toda a BELISSIMA paisagem do longo de todo o percurso com especial enfase à subida até São Macário. Muito muito bonito. :)

Pode descarregar com confiança :)


Nota: Pede-se a quem descarregar este GPS que, depois, deixe o feedback para ser útil a outros. :)
  • Photo of Capela
  • Photo of Capela de São Macário
  • Photo of Capela de São Macário
  • Photo of Capela de São Macário
  • Photo of Aldeia da Pena
  • Photo of Aldeia da Pena
  • Photo of S Macario (1062.49m)

2 comments

  • Photo of Ana Fernandes

    Ana Fernandes Apr 18, 2014

    Efectuei o percurso ao contrário e foi talvez mais fácil e rápido. O "caminho do morto que matou o vivo" será o troço mais bonito, com a sombra da vegeteção autóctone e o som quase ensurdecedor da água. Realizado a subir torna-se mais seguro, devido ao cascalho xistoso, e torna possível contemplar a abordagem ao "portal" em pedra, majestoso, erguido em direção ao céu.

  • Photo of npena

    npena Apr 19, 2014

    Olá Ana. Obrigado pelo comentário.

    O "caminho do morto que matou o vivo" faz parte de um outro trajeto conhecido como o trilho dos maias.
    Ainda não o efetuei mas também está aqui no wikiloc,
    :)

You can or this trail