Uploaded July 22, 2014

Recorded July 2014

1.6
3.2

near Vilarinho das Furnas, Braga (Portugal)

Realizado a 10 de Julho de 2014 com a minha querida companheira de tantos anos de vida, loucuras, trilhos e aventuras, com inicio e fim na Fronteira da Portela do Homem.
Trilho não sinalizado que se inicia com a ascensão ao ponto de vigia cujo acesso é pela estrada florestal a esquerda na fronteira e de quem vem por Portugal. O último troço desta ascensão não está sinalizado e é necessário visualizar o Posto de Vigia e seguir as mariolas. Chegados ao Posto de Vigia o vigilante pode indicar o troço seguinte que se inicia no ponto onde anteriormente deixamos a estrada florestal para seguir as mariolas.
Depois o trilho até a primeira ponte é um misto de pé posto e estrada muito antiga e por vezes pouco visível. temos que nos orientar na descida até perto do rio e de seguida para a Albufeira de Vilarinho.
Após a primeira ponte não tem grande dificuldade pois apanha a Geira Romana e o caminho bem delineado.
Paisagem muito bonita, serena e sem grandes dificuldades com o calor, pois é bastante arborizada.
Pode-se tomar, com as devidas cautelas, uma banhoca nas límpidas águas do rio e suas lagoas. Aconselho especialmente junto à quinta ponte.
Com sorte pode encontrar-se alguma cobra como foi o nosso caso e muito especialmente uma víbora, que não foi o nosso caso.
Apesar de ser Julho observamos cogumelos e musgos muito bonitos, assim como borboletas e outros animais.
Recomendo não esquecer a água pois a primeira fonte já é com uns bons Km ou sujeitam-se à água do rio como nós, que fomos prevenidos com pastilhas desinfectantes (Aquatabs). No entanto não é o mais aconselhável.
Information

Início com a ascensão ao posto de vigia

vista sobre o Caminho para as Minas dos Carris

Caminho minas

Ultimo troço na ascensão ao posto de vigia

Panoramica no posto de vigia

Descida para as pontes

fountain

Nascente

Cabeça lagarto

Cabeca lagarto
River

Rio Homem

Tree

Uma das muitas árvores caidas