• Photo of Pedra Grande - Atibaia - 19/01/19

Recorded January 2019

0.8
1.7

near Vale do Flambuaiã, São Paulo (Brazil)

Pedra Grande - Atibaia - 19/01/19

Trilha de dificuldade moderada em razão da inclinação em boa parte do terreno. Possui bifurcações e alguns traçados paralelos, mas parecem se juntar ao trecho principal. Durante o trajeto existem várias pedras que servem de mirante e fornecem uma vista muito bonita de Atibaia.

A trilha exige um mínimo de preparo físico, para enfrentar a primeira e segunda subida.

Após a primeira subida (errei uma bifurcação neste trecho e acabei pegando outro caminho, mas logo após uns 150m se juntou ao caminho correto) a trilha desvia a direita e se torna mais “plana”, havendo um fio de água passando por ela. Por não saber a origem, não recomendaria seu consumo.

Após este trecho “plano” a trilha desvia novamente em direção ao topo do morro, iniciando a segunda subida que termina antes da Pedra Grande.

Do final desta segunda subida até a Pedra Grande ainda há um trecho a ser percorrido, mas por já ter atingido o topo do morro, é bem mais plano.

Na descida, o cascalho solto na subida inicial (agora descida final) atrapalha um pouco o deslocamento e pode se tornar um leve problema para quem estiver calçando tênis de corrida, mas nada que um pouco de cuidado não seja suficiente (nesses casos, tente se deslocar à borda da trilha onde há mais vegetação no solo, para evitar o terreno solto e escorregões).

Tive um problema com o GPS em uma parte do trecho, o que causou essa bagunça no traçado da trilha rs mas o percurso estava bem demarcado no terreno em 19/01/2019.

• Photo of lucianalima

lucianalima May 7, 2019

Trilha bem demarcada e com uma subida bem íngreme e escorregadia com pedrinhas rolantes, muita boa a trilha para treinar pernas e técnicas para outras montanhas tipo Pedra da Mina, foi uma trilha ótima pra gente sentir confiança em fazer outras. Recomendo sim, mas precisa ter cuidados e usar sapatos próprios e roupas adequadas.