1.0
2.1

near Bairro Posse, Rio de Janeiro (Brazil)

A Pedra do Cantagalo é uma montanha que fica em Petrópolis, próxima a divisa com Teresópolis. É uma montanha muito bonita e imponente, sendo de do cume, em uma altitude de 1780 metros, temos uma bela vista ao longe de Teresópolis, e mais próximo, do Vale do Cuiabá e Itaipava, em Petrópolis. Também temos uma visão privilegiada de outras montanhas de destaque, como a Pedra do Triunfo, a Pedra da Tapéra e a Pedra do Pilatus. Essa montanha era a favorita do escalador Rafael Machado Vieira.
Há dois acessos para a montanha, por Itaipava e por Teresópolis, pelo bairro da Posse. Esse tracklog refere-se ao caminho por Teresópolis.
O inicio da Trilha se dá pelo Bairro da Posse. O estacionamento fica a cerca de 5km do Hotel Alpina, ao lado de uma capela famosa por ter sobrevivido à grande enchente de 2011. Também existe a possibilidade de estacionar ao lado de um campo de futebol ao lado do inicio da trilha.
No inicio do caminho, há um aviso de propriedade particular, sendo que o início da trilha é poucos metros além desse aviso. A trilha é em grande parte caminhos feitos por praticantes de motocross, no local chamado Sete Torres, de forma que por esse motivo o caminho está bem limpo.
Existem várias bifurcações, sendo necessária a atenção ao GPS para não ter que voltar na trilha para pegar o caminho certo. Na trilha existe um córrego que depende de chuvas para te água, de forma que não é possível contar com este ponto para captação de água. Então, a príncipio é necessario levar toda a agua que for consumir.
Não é uma trilha tecnicamente difícil, porém é longa, com quase 07 quilômetros do carro ao cume, e apenas já no Cantagalo, algumas partes mais ingremes.
Uma grande parte da trilha é por baixo das linhas de transmissão de alta tensão, o que confere uma bela vista.
Após o cume, a trilha continua, terminando alguns metros adiante em um belo mirante com vista para Petrópolis, além da região entorno do cume se bem ampla e plana, possibilitando a visão de vários pontos de Petrópolis e ao longe de Teresópolis.

Estacionamento Capela

BASE CANTAGALO

• Photo of luliweb

luliweb Feb 3, 2018

Achei bem interessante. Fiquei pensando se haveria algum acesso pelo Parque do Imbuí, então fiz algumas consultas no Google Maps e segui atrás de possíveis entradas por ali. Por fim, encontrei um acesso contornando um condomínio na Estrada da Raposa. Cheguei a seguir pela Trilha das Sete Torres até a bifurcação "VA ESQUERDA", marcada no seu mapa. Não segui adiante, pois o meu objetivo inicial era achar a trilha via Parque do Imbuí, mas ainda vou percorrê-la até o Cantagalo.

• Photo of Wagner Carreiro

Wagner Carreiro Feb 7, 2018

Eu tentei entrar pela Estrada da Raposa, mas era uma propriedade particular e o portão estava fechado, por isso optei pelo caminho pelas Sete Torres. Vlw